<< ABDA Logo Voltar para o site da ABDA

Apresentação

A ABDA FILARMÔNICA, PROJETO SOCIAL, ARTÍSTICO E PEDAGÓGICO, braço musical da Associação Bauruense de Esportes Aquáticos (ABDA) foi criada em 2017 em parceria com o escritório de advocacia Abramides Gonçalves, com o principal objetivo de promover a apropriação de bens culturais em crianças e adolescentes, por meio da Música. A ABDA FILARMÔNICA, através da Prática Instrumental e do Canto Coral desenvolve ações que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida pelo acesso à Arte e à Cultura, como um dos valores essenciais ao ser humano. Nesse âmbito, a alfabetização musical estimula a criança e o adolescente a vivenciar música, produzindo saberes técnicos e afetivos enquanto cria condições para a imersão social.

Formas de Ingresso

A convocatória para o ingresso na ABDA FILARMÔNICA se realiza através dos meios de comunicação no começo de cada ano e, excepcionalmente a meados do ano. A ABDA FILARMÔNICA trabalha com crianças e jovens entre  8 e 16 anos. As crianças entre 8 e 10 anos começarão pela Iniciação Musical na Musicalização Infantil e/ou Canto Coral, como forma de introdução à Música. Após um ano na Iniciação, dependendo das vagas disponíveis, os alunos poderão continuar nas aulas de Instrumento ou Canto/Prática Coral. Os candidatos entre 11 e 16 anos poderão ingressar diretamente na especialidade de Canto/Prática Coral e, excepcionalmente, nas Práticas Instrumentais. Todos os alunos para ingressar serão entrevistados pelo professor da especialidade, a fim de conhecer seus interesses e condições específicas para o estudo selecionado.

Especialidades

A ABDA FILARMÔNICA desenvolve aulas e atividades na Musicalização Infantil, Canto Coral e Práticas Instrumentais diversas, com crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos. Seu principal objetivo é a formação da Orquestra Filarmônica e os Grupos Corais. Todas as aulas são coletivas, com limites de vagas dependendo dos espaços e instrumentos disponíveis. A ABDA Filarmônica realiza também um trabalho de desenvolvimento do talento com alunos de Alto Rendimento, que poderão ter uma carga horária diferenciada. Durante o período da pandemia da covid-19, seguindo protocolos sanitários, as aulas serão desenvolvidas combinando atividades online e encontros presenciais.


1-INICIAÇÃO MUSICAL

As atividades da Iniciação Musical constituem o primeiro contato com as atividades musicais e são destinadas a crianças de 8 a 10 anos. Elas são realizadas através da Musicalização Infantil e o Canto Coral com duração de um ano. Dependendo do seu desenvolvimento, os alunos poderão permanecer nesse grupo até dois anos o qual será avaliado pelo professor. Na Musicalização, são desenvolvidas atividades utilizando a flauta doce, o xilofone e iniciação à bateria de escola de samba. O Canto Coral  desenvolve atividades utilizando a voz pelo desenvolvimento da técnica vocal e execução de repertório.

2 - PRÁTICAS INSTRUMENTAIS

Instrumentos Principais:
  • Cordas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo;
  • Sopros de madeira: flauta transversal, clarinete e saxofone;
  • Sopros de metal: trompete, trombone, trompa, eufônio, tuba;
  • Percussão sinfônica e folclórica: diversos.
  • Piano;
  • Violão.
A prática instrumental visa a preparação do aluno para integrar a Orquestra Filarmônica da ABDA, principal objetivo deste projeto. Nas práticas instrumentais, o aluno deverá optar por apenas um instrumento observando as condições físicas adequadas, que serão avaliadas pelo professor da especialidade. Serão trabalhados aspectos da técnica instrumental e estudo de repertório. As aulas de Instrumento serão coletivas e com duração de 2h semanais.  A Linguagem Musical será obrigatória.

3 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR (Optativo) 

  • Piano;
  • Violão.
O Piano e o Violão também são oferecidos como instrumentos complementares. A partir do segundo ano no Instrumento Principal e dependendo das vagas disponíveis, os alunos poderão optar por um Instrumento Complementar. As aulas de Instrumento Complementar serão coletivas, com duração de 1h semanal.

4 - CANTO/PRÁTICA CORAL

  O Coral é uma prática musical importante para desenvolvimento humano. Além de abrir os canais da percepção, estimula o convívio social e a alteridade. Muitas crianças escolhem o canto como expressão de sua musicalidade. Na ABDA Filarmônica, o Coral caminha lado a lado com a Orquestra. Os alunos desta especialidade poderão ingressar após o período da Iniciação ou diretamente, sem conhecimentos musicais, entre os 11 e 16 anos. A Linguagem Musical será obrigatória. A partir do segundo ano, os alunos matriculados nesta especialidade poderão escolher um instrumento complementar (piano ou violão), segundo as vagas disponíveis.

5 - LINGUAGEM MUSICAL

As aulas de Linguagem Musical serão obrigatórias para todos os alunos, excetuando as crianças da Iniciação Musical. Na linguagem Musical, serão trabalhados conhecimentos da Teoria, Solfejo e Percepção, visando o desenvolvimento da leitura melódica e rítmica, além do aprimoramento do ouvido musical. As aulas se estenderão por 4 semestres com duração de 1h semanal.

Professores

Imagem de professor da ABDA Filarmônica
Imagem de professor da ABDA Filarmônica
Imagem de professor da ABDA Filarmônica
Imagem de professor da ABDA Filarmônica
Imagem de professor da ABDA Filarmônica
Imagem de professor da ABDA Filarmônica

Agenda

21/12/2021

Concerto ABDA Filarmônica

Data: 21/12/2021

Horário: 16h00

Local: Arena ABDA

Descrição: Teste agenda de apresentação

21/12/2021

Concerto ABDA Filarmônica

Data: 21/12/2021

Horário: 16h00

Local: Arena ABDA

Descrição: Teste agenda de apresentação

×Close