Logo ABDA

Natação da ABDA tem mais dois medalhistas na Olimpíada de Astronomia

Natação da ABDA tem mais dois medalhistas na Olimpíada de Astronomia
Educação Data da publicação31/08/2021

Clara Santos Machado e Enzo Vendramini compartilham paixão pelo esporte e dedicação nos estudos
Pouco a pouco, vamos descobrindo os campeões que a Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) tem feito não somente no esporte, mas também nos bancos escolares. Hoje é a vez de conhecermos os atletas de natação Clara Santos Oliveira Machado e Enzo Vendramini.

Em comum, além de praticar natação na ABDA, eles são bons alunos e conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), maior olimpíada científica do Brasil, uma competição de conhecimento realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), cujo objetivo principal é difundir e fomentar o interesse dos jovens por essa área.

Muitas medalhas - Daniel de Oliveira Machado, pai da Clara, de 13 anos, conta que ela começou a treinar na ABDA em 2017, na unidade ADPM (Associação Desportiva da Polícia Militar). ?Procuramos a natação como uma opção de prática e vivência no ambiente esportivo?, relembra.

Ele e a esposa Marilia de Cassia dos Santos acreditam que o esporte em nível competitivo, se bem orientado, desenvolve na criança competências muito importantes para a vida. ?É positivo também fora do esporte, no âmbito pessoal e profissional. Planejamento, execução e disciplina são necessários no esporte. Na educação não é diferente, a concentração, o foco, a organização e a disciplina tornam se necessidades no dia a dia da criança?, defende o pai.

Clara segue firme, conciliando o esporte e a educação. ?É difícil, mas sempre tem alguma forma. Quero me preparar bem e cursar faculdade de medicina. No esporte, pretendo me esforçar ao máximo para chegar o mais longe que der?, conta a atleta que tem na coleção de conquistas medalhas no Campeonato Paulista Petiz de Verão de 2019 e de 2020.

Clara Santos no Campeonato Paulista Petiz de Verão de 2019 Clara Santos no Campeonato Paulista Petiz de Verão de 2019
Coincidência ou não com o bom desempenho da atleta na Olimpíada de Astronomia, no Paulista Petiz de Verão de 2019, a ABDA foi campeã do tradicional desfile de abertura, homenageando o astronauta Marcos Pontes, além de ter ficado com o 5º lugar na classificação geral.

Na educação, Clara, hoje aluna do 7° ano do ensino fundamental do Colégio GBI, também começou bem. Foi medalha de prata em 2016 na OBA e, em 2021, faturou a medalha de ouro, na mesma competição. ?Este ano, ela também está participando da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares), pela primeira vez. Estamos aguardando o resultado e ansiosos para que ela siga para a segunda fase da competição?, conta o pai.

+ Leia mais: Atleta da ABDA é medalhista da Olimpíada Brasileira de Astronomia

+ Leia mais: Atleta da ABDA leva 2 bronzes na Olimpíada Canguru de Matemática

+ Leia mais: Atleta de polo aquático da ABDA é prata na Olimpíada Nacional de Ciências

+ Leia mais: Atleta da ABDA é campeão dentro e fora da piscina

Clara e Enzo começaram a treinar na unidade ADPM da ABDA Clara e Enzo começaram a treinar na unidade ADPM da ABDA
Na piscina desde bebê - Enzo Vendramini tem 10 anos, treina na ABDA desde fevereiro de 2018, mas a natação entrou muito antes na vida dele. ?Desde bebê, o Enzo faz natação, ele sempre gostou muito de água, de nadar. Recebemos a indicação da ABDA como natação esportiva?, relembram a mãe Eleksandra e o Rodrigo Vendramini.

Assim como Clara, Enzo também começou a nadar na ABDA na unidade ADPM, no bairro Geisel, em Bauru, mas o ?veterano? das piscinas evoluiu rápido e, em pouco tempo, passou a treinar na Arena. ?A natação melhora a concentração da criança, a disciplina, a coordenação motora. Só enxergamos benefícios para o dia a dia na sala de aula? explica a mãe do atleta.

O próprio Enzo conta como faz para conciliar os treinos e os estudos. ?Pela manhã, vou para a escola. Chego, almoço e, se tenho tarefa, já faço, estudo antes de ir para o treino. Se ficar algo pendente, eu termino após o treino de natação. Assim, acabo conciliando tudo?, resume o aluno do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Interativo.

Enzo, por enquanto, ainda não participou de competições de natação, somente de festivais. Mas, ninguém tem dúvidas de que, com tanta dedicação, logo ele estará brilhando nas piscinas assim como já brilha na escola. ?Pretendo melhorar, cada vez mais, os meus tempos, me tornando um atleta rápido e forte. Mas, também quero melhorar cada vez mais nos estudos e fazer uma faculdade?, promete o atleta.

É com humildade, persistência e fé, além de toda essa dedicação e comprometimento, que nossos dois personagens seguirão sonhando e alcançarão seus objetivos, servindo de exemplo e motivação para os colegas nas piscinas e na escola.
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web