Nadadora foi convocada para compor seleção brasileira junior após seletiva no Troféu Brasil 2022
Sophia Ferreira Dela Coleta, 17 anos, será a primeira atleta de natação da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), a garantir vaga em delegação brasileira que irá participar de um Campeonato Mundial de Natação. A convocação veio após seletiva durante o Troféu Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 4 e 9 de abril.
A atleta foi convocada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para o 8º Campeonato Mundial Junior de Natação da FINA, inicialmente previsto para ser realizado em Kazan, na Rússia, porém, devido à guerra na Ucrânia, o evento segue ainda sem data e local definidos.
Sophia foi classificada para a seleção brasileira pelo critério técnico, na prova dos 200m livre, na qual fez o tempo de 2min04seg60. Nesta prova, a atleta se classificou para a Final B, terminando em 11º na colocação geral, 3ª na Final B.
"Eu fiquei muito feliz com a convocação, lembro de 2019, no Maria Lenk, eu vendo os convocados e pensando que um dia também queria ir. Vai ser uma experiência muito boa como atleta", disse Sophia Coleta.
+ LEIA MAIS: ABDA obtém bons resultados no Troféu Brasil de natação
+ LEIA MAIS: Confira na íntegra o BOLETIM de convocação da CBDA
Sophia Coleta (centro) com os técnicos Douglas Gonçalves, Yuri Horta, Thaís Moretto e o preparador físico Victor DutraSeletiva da Gymnasiade ? Sophia Coleta recentemente também participou de outra seletiva para competição internacional. A nadadora da ABDA representou a seleção escolar do Estado de São Paulo, entre os dias 29 e 30 de março, em Aracaju (SE), na seletiva da Gymnasiade, competição escolar que reúne equipes de todo o mundo.
As provas da seletiva foram realizadas na piscina do Complexo Esportivo da Universidade Tiradentes (UNIT). A atleta venceu a prova dos 200m livre, ficou em 3º lugar nos 50m livre e em 4º nos 100m livre. A definição da seleção brasileira que disputará a Gymnasiade ainda será divulgada, mas a expectativa é grande para que a atleta da ABDA também componha essa delegação.
Na seletiva da Gymnasiade, Sophia venceu 200m livre, ficou em 3º nos 50m livre e em 4º nos 100m livreA seletiva da Gymnasiade foi promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com apoio do Governo do Estado do Sergipe, por meio da Superintendência Especial de Esportes (SUPEE), e teve 5.184 participantes, sendo 4.374 atletas, 621 técnicos e 189 chefes de delegação.
A Gymnasiade é um evento organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), voltado para jovens de 13 a 17 anos. O mundial ocorre de 2 em 2 anos e reúne mais de 100 países em cada edição. Em 2022, será realizado na França. Em 2020, por conta da pandemia, não houve a competição.
+LEIA MAIS: Sophia Coleta: entrevista com a nadadora campeã da ABDA
+LEIA MAIS: Atleta da ABDA é convocada para seleção de Maratonas Aquáticas
+LEIA MAIS: ABDA tem 1ª convocação para seleção brasileira de natação
Histórico da ABDA - Ao longo de sua história, a ABDA já se destacou na Gymnasiade, no atletismo. Em 2016, na Turquia, Cleverson Júnior foi campeão dos 400m rasos. O atleta também participou, no mesmo ano, do revezamento medley, que faturou a prata.
Em 2018, na edição do Marrocos, os atletas da ABDA Diogo da Silva Pereira e Esther Beatriz Leopoldino também representaram o Brasil no atletismo. Diogo Pereira conquistou a medalha de ouro no revezamento e participou dos 100 metros rasos, indo até a semifinal. Esther Beatriz conquistou a 12ª colocação nos 1.500 metros.
+LEIA MAIS: Cleverson Junior é ouro e prata para o Brasil! na Gymnasiade
+LEIA MAIS: Atleta da ABDA sagra-se Campeão Mundial no Gymnasiade
