Associação ratifica força nas categorias de base com a conquista dos troféus nas duas categorias
Entre os dias 18 a 21 de novembro, a Arena da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) recebeu nadadores dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais para o Torneio Sudeste de Natação Mirim e Petiz - ? Troféu Ivo da Silveira Lourenço, uma das mais importantes competições do calendário nacional da modalidade, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em parceria com a Federação Aquática Paulista (FAP).
No total, participaram 457 nadadores, sendo 142 mirins de 17 clubes e 315 petizes de 26 clubes. Com 78 atletas (42 mirins e 36 petiz), a ABDA foi a campeã da competição, nas duas categorias. A ABDA já havia sido campeã no Torneio Sudeste Infanto-Juvenil ? Troféu Assis Chateaubriand, no final de outubro.
Vale destacar a expressiva vitória da ABDA bem à frente na pontuação para o segundo colocado, nas duas categorias. Na mirim, a ABDA ficou em primeiro com 2.246 pontos, seguido do Esporte Clube Pinheiros, com 758, e em terceiro lugar ficou o Esporte Clube Ginástico (MG), com 682. Na categoria petiz, vitória da ABDA com 1.338,50 pontos, seguida do Minas Tênis Clube, com 645 e Corinthians, com 642.
+ Leia mais: ABDA é 3 vezes campeã no Torneio Sudeste de Natação
+ Leia mais: Técnicos da ABDA são convocados para as Paralimpíadas Escolares
+ Leia mais: Com atletas da ABDA, São Paulo é campeão juvenil da Copa das Federações
Com relação ao número de medalhas, no Torneio Sudeste, as provas pontuam até o 8º lugar. Na categoria mirim, os atletas da ABDA conquistaram, no total, 132 medalhas individuais mais os revezamentos. Na categoria petiz, a ABDA conquistaram, no total, 69 medalhas.
+ Confira mais FOTOS do Torneio Sudeste Petiz e Mirim na GALERIA
Recorde paulista - Além do excelente desempenho como equipe, demonstrando a força da ABDA nas categorias de base da natação brasileira, outro grande destaque foi a atleta Ana Luisa Rosa da Silva que quebrou o recorde paulista nos 200m borboleta, categoria petiz 2, com tempo de 2min32s84. ?A atleta conseguiu superar em 5 segundos o recorde anterior da prova que era 2min37, isso é muito significativo?, pontuou Douglas Gonçalves, técnico responsável pela equipe de natação da ABDA.
A importante competição teve ainda outras quebras de recordes e contou com a presença especial do Papai Noel que distribuiu doces aos nadadores e animou os participantes.