Logo ABDA

Projeto Comunidades Digitais inicia aulas gratuitas de informática na ABDA

Projeto Comunidades Digitais inicia aulas gratuitas de informática na ABDA
Informática Data da publicação07/08/2023

Parceria entre ABDA, SESI e American Tower atende alunos de 8 a 11 anos com informática básica e robótica

Nesta semana, teve início mais uma etapa da ação ABDA Mais Educação, com ações gratuitas para estímulo ao conhecimento. Em uma sala exclusiva nas dependências da Arena da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) começou o projeto Comunidades Digitais, parceria da ABDA com o SESI, patrocinado pela American Tower, empresa líder global em infraestrutura para telecomunicações. Também teve início o trabalho voluntário de alunos da escola FourC com aulas de reforço de matemática e inglês.

O projeto Comunidades Digitais, aberto a toda comunidade, oferece aulas gratuitas de letramento digital para crianças de 8 a 11 anos com duas possibilidades de ensino: Informática Básica e Escola de Robótica SESI. O objetivo é desenvolver as habilidades digitais das crianças, despertar interesse pela área e capacitar o raciocínio lógico.

Ontem (7/8), dia da aula inaugural, estiveram presentes dois representantes da American Tower. Fábio Keppe e Germano Germiniani inauguraram a sala, visitaram todas as dependências da Arena ABDA e puderam conhecer um pouco do trabalho oferecido a cerca de 5 mil crianças e adolescentes em Bauru (SP), nas modalidades polo aquático, natação, paranatação, atletismo e música.

Também estiveram presentes na inauguração da nova sala os representantes da Zopone Engenharia Flavio Detoie, Fernando Brosco e Marcelo Petta, além de Vinicius Marques, Bruno Gomes e Sheila Junqueira, da ABDA; Maria Diva Gerdullo Ruiz, Fábio Augusto Santos Rosa e Paulo Toledo Júnior, do SESI; e os estagiários da ABDA que serão professores de Informática Básica Ana Luisa Magotti Felizardo, Pedro Henrique Oliveira Santos, Samuel Vinícius dos Santos e Diogo da Silva Pereira.

Alunos da primeira aula do Comunidades Digitais com os professores de Informática Básica Pedro, Ana Luisa, Diogo e Samuel

Aprendizado - Nas aulas de informática básica, o aluno aprenderá desde conceitos fundamentais, como lidar com a máquina, uso do mouse, princípios da navegação na web, até o básico do pacote Office (Word, Excel, Power Point e Access). Nas aulas de robótica infantil, o objetivo é trabalhar com conceitos básicos de programação, adaptados para a idade dos alunos, de forma lúdica.

Ao todo são 480 vagas ofertadas no projeto com quatro opções de horário por dia, sendo uma aula por semana. Os cursos no projeto Comunidades Digitais terão duração de quatro meses e, ao final, o aluno receberá certificado.

Em pé: Bruno Gomes (ABDA), Paulo Toledo Júnior (SESI), Vinícius Marques (ABDA), Fernando Brosco (Zopone), Maria Diva Gerdullo Ruiz (SESI), Sheila Junqueira (ABDA), Germano Germiniani e Fábio Keppe (American Tower), Flavio Detoie e Marcelo Petta (Zopone); sentados, os professores Samuel Vinícius dos Santos, Ana Luisa Magotti Felizardo, e Diogo da Silva Pereira e Pedro Henrique Oliveira Santos (Informática Básica - ABDA) e Fabio Augusto Santos Rosa (Escola de Robótica do SESI)

Apoio - O projeto é patrocinado pela American Tower que tem o compromisso de melhorar a qualidade de vida das comunidades economicamente desfavorecidas ou carentes, apoiando a conectividade em todo o mundo, com foco principal na educação, incluindo a promoção da alfabetização digital e o aumento da empregabilidade. A empresa busca colaborar com parceiros para ajudar nesse esforço.

A American Tower apoiará o projeto por três anos seguidos e poderá prolongar a parceria de acordo com o sucesso e a demanda do Comunidades Digitais.

Robótica Infantil - As aulas de robótica já são oferecidas pelo SESI em suas unidades e agora passam a ser ministradas também na ABDA. Os robôs se tornaram uma ferramenta muito popular e acessível para ensinar alunos de todas as idades. Por meio de uma experiência prática, os participantes aprendem conceitos básicos de design, engenharia e programação.

A atividade de programar um robô e, até mesmo, construir um a partir de um kit, é uma estratégia ideal para desenvolver habilidades e competências fundamentais para o futuro. Para as aulas de robótica infantil, é necessário uso de Microbits, equipamentos que serão disponibilizados pelo SESI no projeto.

Matemática e inglês -Também ontem, tiveram início as aulas gratuitas de reforço de Matemática com os alunos voluntários da FourC, Thiago Buzalaf Zopone, Marco Antonio Pereira da Silva Filho, Pedro Bonora e, da Chaminade, João Francisco Dansieri de Almeida Prado Piccino; e de inglês com Luiz Penna Zopone. Interessados em participar devem procurar os alunos na Arena ABDA às segundas-feiras, das 15h30 às 16h30.

A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Lupo, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Fotos: Agência New Create/ABDA

Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web