Projeto Comunidades Digitais atenderá alunos de 8 a 11 anos com informática básica e robótica infantil
A partir de agosto, a Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) oferecerá em sua sede, a Arena ABDA, aulas gratuitas de informática voltadas para crianças. O projeto Comunidades Digitais é uma parceria entre a ABDA e o SESI-SP, com patrocínio da empresa American Tower.
O objetivo do projeto, aberto a toda comunidade, é desenvolver habilidades digitais em crianças de 8 a 11 anos com duas possibilidades de ensino. Às segundas, quartas e sextas-feiras serão oferecidas aulas de informática básica, ministradas por atletas da ABDA estudantes de cursos universitários da área de tecnologia. Às terças e quintas-feiras, Orientadores de Educação Digital do SESI-SP ministrarão aulas da Escola de Robótica. Todas as aulas serão gratuitas.
Nas aulas de informática básica, o aluno aprenderá desde conceitos fundamentais, como lidar com a máquina, uso do mouse, princípios da navegação na web, até o básico do pacote Office (Word, Excel, Power Point e Access). Nas aulas de robótica infantil, o objetivo é trabalhar com conceitos básicos de programação, adaptados para a idade dos alunos, de forma lúdica.
Para as aulas de informática básica, o aluno fará uma hora de aula por semana, podendo optar por quatro horários diferentes: das 8h30 às 9h30, das 10h às 11h, das 14h às 15h ou das 15h30 às 16h30. Serão 20 alunos em cada horário.
Para as aulas da Escola de Robótica do SESI, o aluno fará uma hora e meia de aula por semana, podendo optar por quatro horários diferentes: das 8h às 9h30, das 10h às 11h30, das 13h30 às 15h ou das 15h30 às 17h. Em cada horário, a turma terá 30 alunos.
Os cursos no projeto Comunidades Digitais terão duração de quatro meses e, ao final, o aluno receberá certificado.
Apoio da American Tower - O projeto é patrocinado pela American Tower, empresa líder global em infraestrutura para telecomunicações, como compromisso de melhorar a qualidade de vida das comunidades economicamente desfavorecidas ou carentes, apoiando a conectividade em todo o mundo. O foco principal do projeto é a educação, incluindo a promoção da alfabetização digital e o aumento da empregabilidade. A empresa busca colaborar com parceiros para ajudar nesse esforço".
A American Tower apoiará o projeto por três anos seguidos e poderá prolongar a parceria de acordo com o sucesso e a demanda do Comunidades Digitais.
Escola de Robótica - ABDA e SESI, que compartilha a filosofia de trabalho no esporte, agora também se unem na educação. As aulas de robótica já são oferecidas pelo SESI em suas unidades. Os robôs se tornaram uma ferramenta muito popular e acessível para ensinar alunos de todas as idades. Por meio de uma experiência prática, os participantes aprendem conceitos básicos de design, engenharia e programação.
A atividade de programar um robô e, até mesmo, construir um a partir de um kit, é uma estratégia ideal para desenvolver habilidades e competências fundamentais para o futuro. Para as aulas de robótica infantil, é necessário uso de Microbits, equipamentos que serão disponibilizados pelo SESI no projeto.
Para se inscrever, é preciso acessar o site da ABDA e preencher um cadastro (https://lista-espera.abdabauru.com.br). As aulas terão início no dia 7 de agosto nas dependências da Arena ABDA, Rua Fábio Geraldo, 2-12, Jardim Solange, Bauru (SP) com entrada também pelo clube Sociedade Hípica de Bauru.
A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Lupo, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).