Foi a segunda melhor campanha na história da competição para atletas com menos de 20 anos

Com cinco atletas da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) na delegação, a Seleção Brasileira sub-20 de polo aquático terminou sua participação no Campeonato Mundial Junior na 10º colocação, no último sábado (4/9).

Foi a segunda melhor campanha na história da competição para atletas com menos de 20 anos. A melhor campanha aconteceu em 2013, em Szombathely, na Hungria, quando o Brasil terminou na 7ª colocação.

A Sérvia foi campeã da competição deste ano realizada pela FINA ao derrotar a Itália por 10 a 8 na final. O campeonato aconteceu entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro, em Praga, na República Tcheca. A seleção de Montenegro conquistou a medalha de bronze ao derrotar os húngaros por 12 a 11, após disputa de pênaltis.

União da equipe – Os atletas da ABDA Danilo Falcão Puls, Eduardo Cintra de Paula, Felipe Henrique Gomes Lacerda (capitão da equipe), João Carlos de Mattos e Murilo Henrique Moreira de Souza tiveram importante atuação no elenco, assim como os outros oito jogadores, atuando com muita garra e união em todos as partidas.

Alessandro Checchinatto, diretor de polo aquático da CBDA, avaliou o desempenho do Brasil. “Foi uma excelente participação da seleção brasileira no Mundial. Há muito tempo não figurávamos entre os dez melhores nesta categoria. Gostaria de enaltecer o trabalho feito pela comissão técnica da Seleção, que foi assistida pelo Comitê Técnico da PAB/CBDA”, disse.

+ Leia mais: Nove atletas da ABDA são convocadas para treino da seleção sub-20 feminina

+ Leia mais: ABDA realizará Pan-Americano Sub-18 e Copa UANA de polo aquático em 2022

+ Leia mais: ABDA finaliza Copa União campeã Sub-16 feminino e Sub-14 misto

O Brasil teve duas vitórias no Mundial. Contra o Egito, na fase de grupos, o que credenciou o time a disputar as oitavas de final, e contra a África do Sul, na disputa do 9º ao 12º lugar do torneio. Nas oitavas, a seleção perdeu para a Sérvia. Os placares de todos os jogos do Brasil No Mundial foram:

  • Brasil 10 x 22 Hungria
  • Alemanha 14 x 5 Brasil
  • Brasil 9 x 8 Egito
  • Sérvia 15 x 5 Brasil
  • África do Sul 5 x 16 Brasil
  • Brasil 6 x 16 Alemanha
A seleção masculina sub-20 conta com 5 atletas da ABDA

A seleção masculina sub-20 conta com 5 atletas da ABDA

Futuro promissor – Na avaliação do técnico Marcelo Chagas, a seleção brasileira foi evoluindo ao longo do Mundial. “Acredito que fizemos uma participação muito boa, acima até das nossas expectativas. Durante o campeonato, a equipe foi evoluindo e, nos últimos jogos, conseguimos ganhar ritmo de jogo”, explicou.

Chagas exalta o talento do grupo e aposta no futuro. “Se tivermos mais tempo juntos e jogarmos com equipes mais fortes, vamos melhorar muito. É uma seleção muito talentosa. Se houver o investimento necessário, vai render muitos frutos para o próximo ciclo olímpico”, aposta.

O técnico agradeceu a oportunidade e projetou o futuro da Seleção Brasileira de polo aquático. “Pensando na Olimpíada que vai ser nos EUA (2028), acredito que temos chance de participar, caso tenha o investimento necessário. Estou muito feliz em fazer parte desse grupo incrível, em que todos são muito unidos”, finalizou Chagas.

Além dos atletas, o diretor da ABDA, Alexandre Augusto de Mattos Zwicker também fez parte como chefe de equipe da comissão técnica que participou do Mundial.

WhatsApp Image 2021-09-04 at 10.22.23