Ação para crianças de 5 e 6 anos objetiva identificar eventuais problemas e fazer encaminhamentos
No último sábado (10/9), foi realizada na Arena da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) a segunda edição do Projeto ABDA Mais Visão. O objetivo da ação é realizar exames oftalmológicos em crianças de 5 e 6 anos que frequentam a entidade para a sondagem de eventuais problemas, além de orientar os pais e responsáveis para os cuidados com a visão das crianças.
A primeira edição do projeto solidário idealizado e coordenado pelo médico oftalmologista Dr. Flávio Buzalaf foi realizada em junho desse ano. Neste sábado, foram feitos 50 atendimentos e 22% desse total (11 crianças) foram encaminhados para exames mais detalhados em consultório.
Dr. Flávio Buzalaf ressaltou a importância do projeto. “Nessa fase, as crianças estão desenvolvendo a visão. Às vezes têm baixo rendimento escolar e pensamos que é preguiça, mas pode ser a visão comprometida”, pontuou o oftalmologista.
O Projeto ABDA Mais Visão deverá ter outras edições, que ainda serão planejadas com possibilidade de ampliação da faixa etária atendida. Apoiaram o médico na realização dos testes a assistente social Raunith, o atleta João Vitor Lopes e os profissionais da ABDA atletismo Josiane Correia, Alexandre Alvarenga, Carlos Alberto e João Batista.
A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Isa Cteep, Lupo, Gasbrasiliano, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).