Atualização tecnológica, melhor navegação, estética agradável e acessibilidade são algumas características
Sempre com objetivo de melhor atender à comunidade, o website da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) está de “cara nova” a partir de hoje. O novo site tem foco maior na interatividade com os usuários, atualização tecnológica e busca fortalecer a presença da marca ABDA na Internet.
Toda criação e desenvolvimento ficaram sob responsabilidade da 2RS, empresa de soluções em TI, que realizou reuniões, pesquisas e conversas com a equipe administrativa e de tecnologia da ABDA com intuito de atingir o melhor resultado final para o usuário em qualquer dispositivo. O novo site é responsivo, tendo sido pensado tanto para desktop quanto notebooks e smartphones.
Melhorias - O primeiro passo foi identificar os pontos falhos do site antigo. “Notamos que a versão anterior era poluída visualmente, tinha links com textos muito pequenos, não havia hierarquia tipográfica, usava uma tecnologia desatualizada, em uma estrutura de layout confusa, onde os itens principais ganhavam pouco destaque, além de problemas com itens de acessibilidade”, pontuou Luis Paulo Ribeiro, designer desenvolvedor front-end da 2RS.
No desenvolvimento do novo site, a empresa realizou estudos e testes para descobrir quais seriam as melhores ferramentas. “Criamos novo posicionamento do menu e foco nos itens de notícias. Estudamos grandes referências de portais de notícias para trazer isso ao novo site, tornando um site simples e comum em uma ferramenta de informação para o usuário”, detalhou Luis Ribeiro.
Portal de notícias - O novo site da ABDA foi desenvolvido no formato “portal de notícias”, mas além de trazer todas as informações sobre atividades e competições, também possui uma parte institucional. Nele, o internauta encontra páginas com recursos de mídia (fotos, vídeos, book de divulgação), conhece os bolsistas universitários da ABDA, as empresas parceiras que aportam recursos nos projetos incentivados da entidade, formas para doações via Imposto de Renda, respostas para perguntas frequentes, todos os meios de contato com a associação, links para redes sociais entre outras coisas.
“Nossos objetivos para o novo site foram melhorar o desempenho na navegação para os usuários, utilizando componentes adequados para deixar a estética mais agradável; trazer modernidade na interface, mantendo os itens principais sempre visíveis e melhorando a tecnologia de acessibilidade; tornar a jornada do usuário mais clara e objetiva e de fácil acesso aos principais itens; trazer tecnologias atuais ao novo layout e transformar o site em um portal de notícias, com foco nas publicações de textos, vídeos e fotos”, explica o designer.
Acessibilidade – Um ponto muito importante para o site de uma instituição como a ABDA, que promove inclusão social, é a acessibilidade. Por isso, o novo site teve o layout pensado para atender a todo público.
“Trouxemos hierarquias de tipografia e de cores para auxiliar na navegação. Mudamos alguns itens no menu deixando mais lógico e funcional. Uma paleta de cores foi criada baseada em contrastes que facilitam a visualização, com fontes de textos e botões maiores. Atualizamos a ferramenta de acessibilidade para pessoas com problemas visuais, que poderão usar o recurso ‘ler tela’, onde é possível escutar um mecanismo do navegador lendo os textos. Também há botões para aumentar e diminuir textos e o botão de alto contraste, que é uma opção para pessoas com médio ou grande déficit visual. Ela deixa o fundo da página totalmente preto com as letras em branco, podendo ser associado à troca do tamanho das letras. Agora, o site da ABDA conta ainda com V-Libras, uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal que lê o conteúdo do site e exibe em libras utilizando bonecos virtuais”, complementa o designer.
Sem perder a história - O grande desafio era criar algo novo sem que se perdesse conteúdo antigo, uma vez que o site da ABDA reúne praticamente toda a história da instituição. “Tínhamos um site bastante antigo, com muita informação desorganizada, e desatualizado em questão de segurança digital. Precisávamos de um site que agregasse todas essas melhorias, mas sem perder o que já tínhamos de arquivo no site. O desafio foi lançado e acreditamos que o objetivo tenha sido alcançado”, comentou Sheila Junqueira, assessora de comunicação da ABDA.