Logo ABDA

Paranatação da ABDA participa pela 1ª vez de competição internacional

Paranatação da ABDA participa pela 1ª vez de competição internacional
Paranatação Data da publicação22/04/2022

Atleta Bruno Ribeiro e técnico Cadu Lanças representarão Brasil na Gymnasiade, competição recheada de ineditismo

O atleta Bruno Martino Ribeiro (classe S14) e o técnico Carlos Eduardo Lanças, da natação paralímpica, da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), na quarta-feira (20/4), para fazerem parte da equipe que participará da Gymnasiade, evento mundial para atletas em idade escolar, que será realizado entre os dias 14 e 22 de maio, na Normandia, França.

A convocação é cheia de ineditismo. É a primeira vez que a natação paralímpica da ABDA participará de um evento internacional. Também é inédita a convocação de um técnico da natação da ABDA para compor a seleção brasileira da modalidade. E ainda é a primeira vez que a Gymnasiade contará com modalidades paralímpicas, que serão atletismo, judô e natação.

A paranatação da ABDA já disputou o Open Internacional da modalidade, porém para o evento realizado no Brasil não existiu convocação como na Gymnasiade. ?Será um evento muito interessante. Pela primeira vez, a Gymnasiade promove os esportes paralímpicos. Mais do que a competição, por ser um evento escolar, é uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura e educação da região onde será realizado?, comentou Cadu Lanças.

Outra atleta da ABDA, Sophia Coleta, já havia sido convocada para participar da mesma competição, na natação convencional. Sophia representou a seleção escolar do Estado de São Paulo, entre os dias 29 e 30 de março, em Aracaju (SE), na seletiva da Gymnasiade. A atleta venceu a prova dos 200m livre, ficou em 3º lugar nos 50m livre e em 4º nos 100m livre, o que garantiu sua convocação.

A Gymnasiade é um evento mundial multidesportivo caracterizado por um programa equilibrado entre desporto e conteúdos educativos. Os alunos-atletas, com idades entre 16 e 18 anos, foram selecionados pelas respectivas coordenações das modalidades de acordo com os resultados de competições chanceladas pelo CPB. Além disso, os atletas precisam estar matriculados em instituições de ensino. ?Foi analisado o ranking brasileiro e também os melhores ITCs (índice técnico de competição) nas provas dos atletas, sendo assim, Bruno foi convocado como atleta? explicou o técnico.

+ LEIA MAIS: Confira a íntegra do boletim de convocação da natação paralímpica no link.

+ LEIA MAIS:  ABDA terá atleta de natação pela primeira vez na Gymnasiade

+ LEIA MAIS: ABDA tem boa participação na 2ª Fase Nacional do Circuito Paralímpico

Semana de treinamentos - Bruno Ribeiro e Cadu Lanças participam nesta semana, junto com o atleta Samuel Anselmo (classe S14) e a técnica Aline Barbieri, da 2ª fase de treinamento da Seleção Brasileira de jovens no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). Até sábado (23/4), os atletas treinarão e assistirão a palestras com profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Os atletas foram selecionados de acordo com as performances observadas em competições. Ao todo, estão previstas quatro fases de treinamento ao longo do ano, sendo as próximas nos meses de julho e setembro. A primeira fase de treinos ocorreu em janeiro, também no CT Paralímpico.
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web