Logo ABDA

ABDA terá atleta de natação pela primeira vez na Gymnasiade

ABDA terá atleta de natação pela primeira vez na Gymnasiade
Natação Data da publicação19/04/2022

É a segunda convocação de Sophia Coleta para seleção brasileira em evento internacional neste ano
Sophia Ferreira Coleta, 17 anos, será a primeira atleta de natação da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), a garantir vaga na delegação brasileira que irá participar da Gymnasiade, competição escolar que reúne equipes de todo o mundo. A convocação foi oficializada ontem (18/4) pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). No atletismo, a ABDA já tem um histórico de participações neste mundial.

É a segunda convocação de Sophia Coleta para compor seleção brasileira em evento internacional neste ano. A atleta da ABDA também foi convocada para disputar o Campeonato Mundial de Natação da FINA, inicialmente previsto para ser realizado em Kazan, na Rússia, porém, devido à guerra na Ucrânia, o evento segue ainda sem data e local definidos. A convocação veio após seletiva durante o Troféu Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 4 e 9 de abril.

Sophia representou a seleção escolar do Estado de São Paulo, entre os dias 29 e 30 de março, em Aracaju (SE), na seletiva da Gymnasiade. As provas foram realizadas na piscina do Complexo Esportivo da Universidade Tiradentes (UNIT). A atleta venceu a prova dos 200m livre, ficou em 3º lugar nos 50m livre e em 4º nos 100m livre.

+ LEIA MAIS: Sophia Coleta é primeira atleta da ABDA a disputar Mundial de natação

+ LEIA MAIS: ABDA obtém bons resultados no Troféu Brasil de natação

+ LEIA MAIS: Sophia Coleta: entrevista com a nadadora campeã da ABDA

A atleta venceu a prova dos 200m livre, ficou em 3º lugar nos 50m livre e em 4º nos 100m livre. Sophia Coleta venceu os 200m livre, ficou em 3º nos 50m livre e em 4º nos 100m livre na seletiva da Gymnasiade
A seletiva da Gymnasiade foi promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com apoio do Governo do Estado do Sergipe, por meio da Superintendência Especial de Esportes (SUPEE), e teve 5.184 participantes, sendo 4.374 atletas, 621 técnicos e 189 chefes de delegação.

A Gymnasiade é um evento organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), voltado para jovens de 13 a 17 anos. O mundial ocorre de 2 em 2 anos e reúne mais de 100 países em cada edição. Em 2022, será realizado na França. Em 2020, por conta da pandemia, não houve a competição.

Sophia representou a seleção escolar do Estado de São Paulo, entre os dias 29 e 30 de março, em Aracaju Sophia representou a seleção escolar do Estado de São Paulo, entre os dias 29 e 30 de março, em Aracaju
Histórico da ABDA - Ao longo de sua história, a ABDA já se destacou na Gymnasiade, no atletismo. Em 2016, na Turquia, Cleverson Júnior foi campeão dos 400m rasos. O atleta também participou, no mesmo ano, do revezamento medley, que faturou a prata.

Em 2018, na edição do Marrocos, os atletas da ABDA Diogo da Silva Pereira e Esther Beatriz Leopoldino também representaram o Brasil no atletismo. Diogo Pereira conquistou a medalha de ouro no revezamento e participou dos 100 metros rasos, indo até a semifinal. Esther Beatriz conquistou a 12ª colocação nos 1.500 metros.
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web