Logo ABDA

Sophia Coleta é primeira atleta da ABDA a disputar Mundial de natação

Sophia Coleta é primeira atleta da ABDA a disputar Mundial de natação
Natação Data da publicação12/04/2022

Nadadora foi convocada para compor seleção brasileira junior após seletiva no Troféu Brasil 2022
Sophia Ferreira Dela Coleta, 17 anos, será a primeira atleta de natação da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), a garantir vaga em delegação brasileira que irá participar de um Campeonato Mundial de Natação. A convocação veio após seletiva durante o Troféu Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 4 e 9 de abril.

A atleta foi convocada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para o 8º Campeonato Mundial Junior de Natação da FINA, inicialmente previsto para ser realizado em Kazan, na Rússia, porém, devido à guerra na Ucrânia, o evento segue ainda sem data e local definidos.

Sophia foi classificada para a seleção brasileira pelo critério técnico, na prova dos 200m livre, na qual fez o tempo de 2min04seg60. Nesta prova, a atleta se classificou para a Final B, terminando em 11º na colocação geral, 3ª na Final B.

"Eu fiquei muito feliz com a convocação, lembro de 2019, no Maria Lenk, eu vendo os convocados e pensando que um dia também queria ir. Vai ser uma experiência muito boa como atleta", disse Sophia Coleta.

+ LEIA MAIS: ABDA obtém bons resultados no Troféu Brasil de natação

+ LEIA MAIS: Confira na íntegra o BOLETIM de convocação da CBDA

Sophia Coleta (centro) com os técnicos Douglas Gonçalves, Yuri Horta, Thaís Moretto e o preparador físico Victor Dutra Sophia Coleta (centro) com os técnicos Douglas Gonçalves, Yuri Horta, Thaís Moretto e o preparador físico Victor Dutra


Seletiva da Gymnasiade ? Sophia Coleta recentemente também participou de outra seletiva para competição internacional. A nadadora da ABDA representou a seleção escolar do Estado de São Paulo, entre os dias 29 e 30 de março, em Aracaju (SE), na seletiva da Gymnasiade, competição escolar que reúne equipes de todo o mundo.

As provas da seletiva foram realizadas na piscina do Complexo Esportivo da Universidade Tiradentes (UNIT). A atleta venceu a prova dos 200m livre, ficou em 3º lugar nos 50m livre e em 4º nos 100m livre. A definição da seleção brasileira que disputará a Gymnasiade ainda será divulgada, mas a expectativa é grande para que a atleta da ABDA também componha essa delegação.

A atleta venceu a prova dos 200m livre, ficou em 3º lugar nos 50m livre e em 4º nos 100m livre. Na seletiva da Gymnasiade, Sophia venceu 200m livre, ficou em 3º nos 50m livre e em 4º nos 100m livre


A seletiva da Gymnasiade foi promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com apoio do Governo do Estado do Sergipe, por meio da Superintendência Especial de Esportes (SUPEE), e teve 5.184 participantes, sendo 4.374 atletas, 621 técnicos e 189 chefes de delegação.

A Gymnasiade é um evento organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), voltado para jovens de 13 a 17 anos. O mundial ocorre de 2 em 2 anos e reúne mais de 100 países em cada edição. Em 2022, será realizado na França. Em 2020, por conta da pandemia, não houve a competição.

+LEIA MAIS: Sophia Coleta: entrevista com a nadadora campeã da ABDA

+LEIA MAIS: Atleta da ABDA é convocada para seleção de Maratonas Aquáticas

+LEIA MAIS: ABDA tem 1ª convocação para seleção brasileira de natação

Histórico da ABDA - Ao longo de sua história, a ABDA já se destacou na Gymnasiade, no atletismo. Em 2016, na Turquia, Cleverson Júnior foi campeão dos 400m rasos. O atleta também participou, no mesmo ano, do revezamento medley, que faturou a prata.

Em 2018, na edição do Marrocos, os atletas da ABDA Diogo da Silva Pereira e Esther Beatriz Leopoldino também representaram o Brasil no atletismo. Diogo Pereira conquistou a medalha de ouro no revezamento e participou dos 100 metros rasos, indo até a semifinal. Esther Beatriz conquistou a 12ª colocação nos 1.500 metros.

+LEIA MAIS: Cleverson Junior é ouro e prata para o Brasil! na Gymnasiade

+LEIA MAIS: Atleta da ABDA sagra-se Campeão Mundial no Gymnasiade
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web