Logo ABDA

Técnico da ABDA é convocado para as Olimpíadas de Tóquio

Técnico da ABDA é convocado para as Olimpíadas de Tóquio
Atletismo Data da publicação12/07/2021

Neto Gonçalves é treinador do atleta Daniel Nascimento que disputará a maratona
Neto Gonçalves, técnico de atletismo da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), foi convocado na sexta-feira (9/7) pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para compor a delegação do país na disputa das Olimpíadas de Tóquio. É a segunda convocação da ABDA para os Jogos Olímpicos 2021. O primeiro convocado foi o atleta Daniel Nascimento que, durante sua estreia em maratonas, no Peru, conquistou o índice para participar da prova mais tradicional do atletismo nas Olimpíadas.

Ambos estão em Kaptagat, no Quênia, onde Daniel Nascimento passa por um período de treinamento intenso em preparação para representar o Brasil na prova de 42.195 metros de percurso, na cidade de Sapporo, no Japão, prevista para ser realizada no dia 8 de agosto. Os dois realizarão o maior sonho de atletas e treinadores que é participar de uma olimpíada. Agora servem de referência para todos os demais da ABDA, tanto os que já foram convocados para a seleção brasileira em alguma competição quanto os atletas em início de formação.

Convocações - Neto Gonçalves, treinador de Daniel Nascimento e demais atletas da ABDA atletismo, coleciona outras convocações para a Seleção Brasileira. Em 2016, foi convocado para o Campeonato Sul-Americano Sub18, em Concórdia, na Argentina; em 2017, fez parte da delegação dos Jogos Sul-Americanos Escolares, em Cochabamba, na Bolívia; em 2019, participou do Campeonato Mundial de Cross Country, em Aarhus, na Dinamarca; em 2020, foi para Copa Pan-Americana de Cross Country, em Victoria, no Canadá.

?Tive a honra de ser convocado como treinador da principal, mais simbólica e importante prova dos Jogos Olímpicos, a Maratona. Agradeço a Confederação Brasileira de Atletismo e ao Comitê Olímpico Brasileiro pela oportunidade. Agradeço ainda toda minha equipe ABDA, a Secretaria de Esportes de Bauru, meus atletas, amigos, familiares e a todos que fazem parte disso?, agradeceu Neto Gonçalves em suas redes sociais logo após a convocação.

+ Leia mais: Daniel Nascimento será um dos 3 maratonistas brasileiros em Tóquio

+ Leia mais: Atleta da ABDA conquista 3 medalhas para o Brasil no Sul-Americano Sub-20

Histórico - O treinador é neto de Cabo Alcides e sobrinho de João Gonçalves, dois importantes nomes do atletismo de Bauru. Além de Daniel Nascimento, Neto Gonçalves também é técnico de outros atletas da ABDA com importantes conquistas, como Cleverson Júnior, campeão do Mundial Escolar em 2016; Diogo Pereira, campeão do Mundial Escolar em 2018; Jeovana Santos, campeã Sul-Americana Sub-20 em 2019 na Colômbia e 4.ª colocada por equipes no Sul-Americano de Cross Country em 2019; e de equipes campeãs dos Jogos Regionais e que alcançou terceiro lugar nos Jogos Abertos.

Formado em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Neto Gonçalves tem ainda no currículo certificações pela Word Atlhetics e especializações pelo Instituto Olímpico Brasileiro, do Comitê Olímpico Brasileiro. ?Conclui a primeira em 2016 e a segunda tenho previsão de finalizar em 2022?, relata o treinador.

Sempre em busca de conhecimento, Neto Gonçalves ainda fez cursos como treinador de alto rendimento nas cidades de Manaus e Campo Grande; treinador Nível 3 Fundo e Meio Fundo, em Lima, no Peru; e treinador Nível 2 Marcha Atlética, em Cuenca, no Equador.

?É uma responsabilidade grande ter um avô e um tio com sucesso na área. Sempre tive uma relação bem forte com eles. Sempre fui de anotar tudo, guardar as informações e, aos poucos, ir formando uma metodologia. Os dois certamente sempre foram referências. Me formei em 2011 e já tinha o objetivo de trabalhar na área, como técnico desportivo, no atletismo?, conta Neto Gonçalves.
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web