Logo ABDA

Daniel Nascimento será um dos 3 maratonistas brasileiros em Tóquio

Daniel Nascimento será um dos 3 maratonistas brasileiros em Tóquio
Atletismo Data da publicação02/06/2021

Atleta da ABDA foi convocado por obter índice olímpico ao vencer a Maratona de Lima
Daniel Ferreira do Nascimento, atleta da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) foi um dos três convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), hoje (2/6), para representarem o País na maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A competição deve ocorrer no dia 7 de agosto, na cidade de Sapporo, em Hokkaido, a cerca de 800 km de distância da capital do Japão.

Daniel Nascimento (ABDA), Daniel Chaves (ICB-RJ) e Paulo Roberto de Almeida Paula (São Paulo/Kiatleta-SP) foram convocados oficialmente por terem superado o índice de 2:11:30 exigido pela World Athletics. No feminino, nenhuma atleta brasileira conseguiu correr abaixo da marca mínima exigida de 2:29:30.

Daniel venceu a Maratona de Lima com o tempo oficial de 2:09:04 Daniel Nascimento venceu a Maratona de Lima com o tempo oficial de 2:09:04


O mais jovem - Daniel Nascimento é o mais jovem dos três convocados brasileiros para as Olimpíadas. Nascido em Paraguaçu Paulista (SP), no dia 28 de julho de 1998, ele foi o último a conseguir o índice e logo na primeira maratona de sua carreira. O atleta treina na ABDA desde 2019, onde ingressou após ter ficado um período parado e pensado em abandonar o atletismo, indo trabalhar na lavoura.

O atleta da ABDA venceu a Maratona do Bicentenário em Lima, no Peru, no dia 23 de maio, com o tempo de 2:09:04. No dia 29 de maio, menos de uma semana depois de garantir qualificação olímpica, Danielzinho, como é conhecido no atletismo, venceu os 10.000 metros do Campeonato Sul-Americano de Guayaquil, no Equador.

Agora, Daniel Nascimento deve voltar ao Quênia para realizar treinamento com foco nos Jogos Olímpicos. Antes da Maratona de Lima, o atleta já havia passado por um período de mais de 40 dias de treinamento no país africano.

?Enquanto Daniel treinava no Quênia, surgiu essa possibilidade da participação na Maratona de Lima e era a última oportunidade de obter o índice. Daniel fez bons treinamentos no Quênia e conseguiu chegar em Lima justamente por ter ido direto do país africano enquanto outros atletas não conseguiram, devido a pandemia, pois iriam direto do Brasil, que enfrenta restrições de entrada no Peru. A gente acreditava no índice e ele fez uma grande marca, 2:09:04 é uma das melhores marcas da história entre atletas brasileiros?, destacou o técnico Neto Gonçalves.

+ Leia mais: Daniel Nascimento é primeiro da ABDA a obter índice para Olímpiadas

+ Leia mais: Daniel Nascimento é campeão sul-americano dos 10.000 metros

Daniel Nascimento foi o último brasileiro a conquistar o índice olímpico. Daniel Chaves, nascido a 10 de julho de 1988 em Petrópolis (RJ), correu a Maratona de Londres, na Grã-Bretanha, em 2:11:10, no dia 28 de abril de 2019. Já Paulo Roberto, paulista de Pacaembu, nascido a 8 de julho de 1979, completou a Maratona de Sevilha, na Espanha, em 2:10:08, no dia 23 de fevereiro de 2020.

Enquanto Daniel Chaves e Daniel Nascimento vão estrear na Olimpíada, Paulo Roberto segue para a terceira da carreira. Ele foi oitavo em Londres-2012 e 13º no Rio-2016.

*com informações da CBAt
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web