Logo ABDA

Pesquisa com atletas da ABDA comprova poder transformador do esporte

Pesquisa com atletas da ABDA comprova poder transformador do esporte
Educação Data da publicação05/07/2021

Levantamento abordou saúde, nutrição, comportamento, autoestima e rendimento escolar
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) realizou uma pesquisa amostral com pais de atletas atendidos pela instituição para avaliar o poder transformador do esporte na vida de crianças e adolescentes.

A pesquisa elaborada pelo Serviço Social da ABDA foi dividida em duas partes, sendo aplicadas nas unidades Bauru e Rio de Janeiro da ABDA. Em Bauru, foram respondidos 1.001 questionários e, no Rio de Janeiro, 486.

As perguntas do formulário, respondido online pelos pais ou responsáveis, abordaram aspectos como saúde, nutrição, comportamento, autoestima, rendimento escolar e sociabilidade dos atletas. Os resultados completos da pesquisa podem ser conferidos no final desta página.

"Confirmamos com a pesquisa a indiscutível contribuição do esporte no desenvolvimento de uma criança. A criança com objetivos se torna mais responsável, disciplinada, além de melhorar rendimento escolar, saúde, autoestima, isso fortalece os vínculos familiares e amplia relacionamentos de amizade?, avalia Raunith Martins, assistente social da ABDA.

Outro aspecto interessante da pesquisa foram os dados bastante semelhantes entre Bauru e Rio de Janeiro. Para a assistente social, essa realidade é reflexo da carência de ações governamentais, da falta de projetos que atendam o número de crianças e adolescentes para um desenvolvimento integral. ?Essa brecha foi preenchida pela ABDA nesses locais, com um trabalho intencional para que as crianças desenvolvam suas potencialidades. Fica clara a necessidade de iniciativas como essa em todas as cidades?, afirma Raunith.

A diretoria da ABDA vê a pesquisa como muito importante para entender e comprovar o papel da instituição na vida das crianças, permitindo a chegada de novos parceiros e a ampliação do projeto.

+ Leia mais: ABDA contribui para destacar Bauru como cidade mais segura do Brasil

+ Leia mais: ABDA vale a pena: esporte e educação são fórmula do sucesso

Resultados - Na maioria dos casos, tanto em Bauru quanto no Rio de Janeiro, a procura pelo projeto se deu pela vontade de aprender um esporte, mas motivos como saúde e ter uma ocupação também foram citados. Nas duas cidades, segundo a maioria dos entrevistados, as crianças passaram a ter uma alimentação mais saudável e a melhora na saúde foi apontada por quase todos.

O rendimento escolar também teve uma grande melhora para as crianças e, para mais de 90% dos entrevistados, houve melhora também na autoestima.

Com relação aos vínculos familiares, na maioria das vezes, quem leva a criança para as atividades na ABDA é a mãe e a família já assistiu a criança em eventos. Para a maioria dos entrevistados, houve melhora nos vínculos familiares.

Com relação ao comportamento e disciplina, nas duas cidades, mais de 90% dos entrevistados apontaram melhora devido à prática esportiva. Esse resultado demonstra o poder transformador do esporte no desenvolvimento da criança que levará essa disciplina para a vida, contribuindo para ser bom aluno e excelente profissional no futuro.

Outros aspectos abordados no questionário foram participação dos atletas em viagens, encaminhamento para cursos de capacitação e primeiro emprego, além do tratamento de saúde bucal, benefícios disponíveis em Bauru.

Confira a seguir na íntegra todos os resultados da pesquisa:

pesquisa_ABDABauru_resultados

 

pesquisa_ABDARio_resultados
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web