Grupos despertam gosto pela leitura de modo lúdico e contribuem para desenvolvimento integral
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) começou a oferecer nesta semana mais uma atividade para contribuir com a formação das crianças. Foram criados grupos de leitura cujo objetivo é despertar o gosto dos pequenos atletas pelos livros, fonte inquestionável de saber. A atividade extra com duração de 30 minutos, inicialmente, será oferecida às quintas e sextas-feiras, à tarde, para 12 crianças em cada horário. No momento não há mais vagas, mas existindo demanda poderão ser ampliadas as turmas.
Quem instruirá as crianças, voluntariamente, é a atleta paralímpica da ABDA Glauciene Ribeiro. Na aula inaugural, Glau, como é carinhosamente chamada por todos, apresentou às crianças um vídeo do poeta, cordelista, declamador e palestrante brasileiro Bráulio Bessa. No vídeo, ele fala sobre a importância da leitura e como os livros ajudam a transformar a vida. As crianças foram instigadas a refletir sobre o tema e debateram o assunto.

As crianças aprovaram a novidade, se mostraram bastante interessadas e curiosas pelos próximos encontros. Os pais também apoiaram a iniciativa da ABDA que busca contribuir para o enriquecimento do vocabulário das crianças. ?A leitura desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio. Além disso, estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade. Ajuda a criança a perceber e a lidar com sentimentos e emoções?, comenta Maria Raunith Martins, assistente social da ABDA que também acompanha o desenvolvimento da nova atividade.
