Projeto conta com palestras, estudos e experimentos que buscam evidências na melhora do desempenho dos atletas
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) firmou parceria com o Laboratório de Fisiologia e Desempenho Humano (LAFIDE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para a realização de experimentos científicos junto aos atletas da associação, dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, mestrado e doutorado.
A parceria idealizada, no início de 2019, pelo coordenador do LAFIDE professor Dr. Alessandro Moura Zagatto, o mantenedor da ABDA Claudio Zopone e o coordenador da ABDA Vinicius Marques envolve as modalidades polo aquático, natação e atletismo.
?A ideia foi fortalecida por trabalhos anteriores realizados pelo LAFIDE na ABDA, publicados em revistas científicas internacionais importantes para a área de ciência do Esporte. Outro ponto é a possibilidade do LAFIDE permitir esse respaldo científico à ABDA?, conta Zagatto.
A principal finalidade do projeto ?Suporte fisiológico para modalidades esportivas da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos? é que o LAFIDE realize um suporte científico para ABDA.
Para isso, o projeto conta com palestras de capacitação (seis já realizadas com os técnicos), avaliações físicas e fisiológicas, condução de estudos científicos, dissertações e teses na ABDA. ?Além de ABDA produzir ciência, há a aplicação de evidências científicas na melhora do desempenho dos atletas?, explica o coordenador do LAFIDE.
Dessas atividades, alguns estudos científicos já foram realizados, como a coleta de doutorado do aluno Gabriel Pinheiro Brisola com a equipe feminina de polo aquático, em estudo envolvendo controle de carga no treinamento.
Também no polo aquático, em maio, foi realizado durante o Campeonato Brasileiro Sub-20 na Arena a utilização de terapia de luz de corpo inteiro para acelerar o processo de recuperação entre os jogos.
Tenda de altitude ? Recentemente, atletas da equipe feminina de atletismo da ABDA passaram mais de 30 dias dormindo em uma tenda de hipóxia montada na própria arena ABDA. O equipamento simula estar a 3500 metros de altitude e objetiva o incremento da aptidão aeróbia pelo aumento da massa total de hemoglobina responsável pelo transporte de sangue.
Profissionais e professores da Unesp envolvidos na parceria:
- Prof. Dr. Alessandro Moura Zagatto (coordenador do LAFIDE)
- Gabriel Motta Pinheiro Brisola (educador físico, aluno de doutorado)
- Elvis de Souza Malta (educador físico, aluno de doutorado)
- Rodrigo Araujo de Poli (educador físico, aluno de doutorado)
- Yago Medeiros Dutra (fisioterapeuta, mestre)
- Gabriel Machado Claus (educador físico, aluno de mestrado)
- Vithor Hugo Fialho Lopes (educador físico, aluno de mestrado)
- Julia Bombini Faustini (biomédica, aluna de mestrado)
- Cleber Ferraresi (fisioterapeuta, doutor)
Financiadores:
FAPESP Processo 2016/12781-5. Projeto ?Adaptações metabólicas, hematológicas e neuromusculares provenientes do treinamento "dormir alto e treinar baixo", seguido de um período de polimento: um estudo duplo-cego e randomizado?.
FAPESP Processo 16/11076-6. Projeto ?Suplementação de beta-alanina associado ao treinamento intervalado de alta intensidade no desempenho e na manifestação dos processos de fadiga central e periférica durante sprints repetidos?