Entidade iniciou atividades em 2010 a partir do sonho de dois empresários e foi oficializada no dia 15 de janeiro do ano seguinte
No dia 15 de janeiro de 2011, nascia oficialmente a Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), fruto do sonho dos empresários bauruenses Cláudio e Júnior Zopone de proporcionar um futuro melhor a crianças carentes por meio do incentivo ao esporte.
A iniciativa havia começado, ainda em 2010, com apenas algumas crianças vindas de escolas públicas e instituições filantrópicas. Rapidamente, as atividades do chamado Projeto Futuro foram crescendo, com mais crianças chegando e finalizou o ano com 400 crianças participando das atividades. Foi aí que, em janeiro de 2011, houve a fundação da ABDA.
De lá para cá, o que era apenas sonho passou a ser um projeto que transforma a realidade de muitas crianças, adolescentes e suas famílias, chegando perto dos 5.000 atendidos. Atualmente, conta com atividades em Bauru (SP) e no Rio de Janeiro (RJ), a partir de 2017, por meio da utilização do Parque Aquático Júlio Delamare que estava abandonado e foi incorporado em uma parceria.
Na ABDA Projeto Futuro, hoje, as crianças contam com aulas de natação, polo aquático, atletismo, música, informática, reforço escolar, inglês e ainda a atenção especial de assistente social, médica, nutricionista, fisioterapeuta, dentista e toda a infraestrutura e incentivo necessários para que possam se desenvolver e conquistar um futuro digno.
Graças ao trabalho da ABDA em Bauru, que tira crianças e adolescentes de um contexto social desfavorável, até os índices de criminalidade tiveram uma redução.
Famílias viram sua realidade transformada, com novos horizontes para seus filhos, muitos deles se tornando atletas de alto rendimento, conquistando medalhas, representando o Brasil até no Exterior e subindo ao ponto mais alto dos pódios.
A fim de ampliar ainda mais a atuação do projeto, foram também introduzidas atividades para pessoas com necessidades especiais (PCD) por meio da natação paralímpica, cujos participantes têm tido uma evolução incrível e se destacado no esporte.
Com o crescimento do projeto, houve o aumento dos custos e parceiros foram angariados, por meio da Lei de Incentivo Fiscal. Hoje, são dezenas de empresas que colaboram para que o sonho iniciado há 8 anos possa seguir mudando vidas.
O projeto segue, aberto a novas parcerias em todos os aspectos, na intenção de formar uma grande corrente do bem, com elos fortes que ensinem às crianças que com fé, humildade e persistência (lema da ABDA) é possível ir mais longe.
Nosso muito obrigado a todos que estiveram juntos com a ABDA nesses 8 anos. Que venham muitos outros pela frente, sempre com grandes conquistas.