Seleção feminina, que ainda teve preparadora física da ABDA, venceu a Argentina na final
A seleção brasileira feminina de polo aquático sagrou-se campeã Pan-Americana sub-19, neste domingo (26/5), em El Salvador, ao vencer a Argentina por 15 a 9, na final da competição. Esta é a primeira vez que o Brasil é campeão no feminino no torneio. O time masculino derrotou a Colômbia e terminou na terceira colocação.
O Campeonato Pan-Americano sub-19 foi organizado pela Panam Aquatics, de 20 a 26 de maio, e contou com a participação de nove países. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) convocou para compor o elenco do Brasil 13 integrantes da ABDA. Na delegação feminina, estavam Ana Júlia de Barros Silva, Karen de Miranda da Silva, Leticia Lorieto Silva, Maiah Nascimento e Stefany Vitória Pinheiro Azevedo. Também fez parte da seleção feminina a preparadora física da ABDA Janaína Parra Grossi. Na seleção masculina, estava o atleta da ABDA Patrick Momo Romanholi.
As campeãs Maiah Nascimento, Letícia Lorieto, Karen Miranda, Janaína Parra Grossi, Ana Julia Barros e Stefany Azevedo
O time feminino venceu seis jogos e perdeu apenas um, ainda na primeira fase, para os EUA. Na final, o Brasil enfrentou a Argentina, controlou todos os quartos da partida e venceu por 15 a 9, com 12 gols marcados por atletas da ABDA: Letícia Lorieto (6), Stefany Azevedo (2), Karen de Miranda (2) e Maiah Nascimento (2).
“Ganhamos o primeiro jogo do Canadá, perdemos por um gol dos EUA. Na sequência, EUA perdeu para o Canadá e Argentina venceu o Canadá. Essa situação levou a classificação do campeonato para o saldo de gols. Com isso, o Brasil saiu em primeiro, indo para a final direta. Eram 7 times no torneio”, explicou a preparadora física Janaína Parra Grossi.
Letícia Lorieto exibe medalha de ouro e troféu de MVP do campeonato
A atleta Letícia Lorieto Silva ainda foi eleita MVP (jogadora mais valiosa) do campeonato.
No masculino, a seleção brasileira também fez ótima campanha até a final, se classificando em segundo no grupo B. Nas quartas de final, o Brasil venceu o Uruguai por 28 a 5. Na semifinal, foi superado pelos EUA por 16 a 15 e finalizou sua campanha vencendo a Colômbia por 30 a 9, conquistando a medalha de bronze.
A ABDA é um projeto sem fins lucrativos mantido pela Zopone Engenharia e Comércio LTDA e apoiado pela Z-Incorporações. A ABDA está certificada junto ao Ministério do Esporte para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o auxílio dos parceiros Elo, Confiança Supermercados, Cart, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
O time masculino do Brasil foi medalha de bronze; Patrick Momo, da ABDA, é o segundo (em pé), da dir. para a esq.
CAMPEONATO PAN-AMERICANO SUB-19 – CLASSIFICAÇÃO FINAL
FEMININO
- Brasil
- Argentina
- Estados Unidos
- Canadá
- México
- Colômbia
- Chile
MASCULINO
- Estados Unidos
- Canadá
- Brasil
- Colômbia
- Argentina
- Uruguai
- México
- El Salvador
Crédito das fotos: Divulgação CBDA