Logo ABDA

Com atletas da ABDA, Brasil é campeão Pan-Americano Sub-19 pela primeira vez

Com atletas da ABDA, Brasil é campeão Pan-Americano Sub-19 pela primeira vez
Polo Aquático Data da publicação27/05/2024

Seleção feminina, que ainda teve preparadora física da ABDA, venceu a Argentina na final

A seleção brasileira feminina de polo aquático sagrou-se campeã Pan-Americana sub-19, neste domingo (26/5), em El Salvador, ao vencer a Argentina por 15 a 9, na final da competição. Esta é a primeira vez que o Brasil é campeão no feminino no torneio. O time masculino derrotou a Colômbia e terminou na terceira colocação.

O Campeonato Pan-Americano sub-19 foi organizado pela Panam Aquatics, de 20 a 26 de maio, e contou com a participação de nove países. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) convocou para compor o elenco do Brasil 13 integrantes da ABDA. Na delegação feminina, estavam Ana Júlia de Barros Silva, Karen de Miranda da Silva, Leticia Lorieto Silva, Maiah Nascimento e Stefany Vitória Pinheiro Azevedo. Também fez parte da seleção feminina a preparadora física da ABDA Janaína Parra Grossi. Na seleção masculina, estava o atleta da ABDA Patrick Momo Romanholi.

As campeãs Maiah Nascimento, Letícia Lorieto, Karen Miranda, Janaína Parra Grossi, Ana Julia Barros e Stefany Azevedo

O time feminino venceu seis jogos e perdeu apenas um, ainda na primeira fase, para os EUA. Na final, o Brasil enfrentou a Argentina, controlou todos os quartos da partida e venceu por 15 a 9, com 12 gols marcados por atletas da ABDA: Letícia Lorieto (6), Stefany Azevedo (2), Karen de Miranda (2) e Maiah Nascimento (2).

“Ganhamos o primeiro jogo do Canadá, perdemos por um gol dos EUA. Na sequência, EUA perdeu para o Canadá e Argentina venceu o Canadá. Essa situação levou a classificação do campeonato para o saldo de gols. Com isso, o Brasil saiu em primeiro, indo para a final direta. Eram 7 times no torneio”, explicou a preparadora física Janaína Parra Grossi.

Letícia Lorieto exibe medalha de ouro e troféu de MVP  do campeonato

A atleta Letícia Lorieto Silva ainda foi eleita MVP (jogadora mais valiosa) do campeonato.

No masculino, a seleção brasileira também fez ótima campanha até a final, se classificando em segundo no grupo B. Nas quartas de final, o Brasil venceu o Uruguai por 28 a 5. Na semifinal, foi superado pelos EUA por 16 a 15 e finalizou sua campanha vencendo a Colômbia por 30 a 9, conquistando a medalha de bronze.

A ABDA é um projeto sem fins lucrativos mantido pela Zopone Engenharia e Comércio LTDA e apoiado pela Z-Incorporações. A ABDA está certificada junto ao Ministério do Esporte para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o auxílio dos parceiros Elo, Confiança Supermercados, Cart, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

O time masculino do Brasil foi medalha de bronze; Patrick Momo, da ABDA, é o segundo (em pé), da dir. para a esq.

 CAMPEONATO PAN-AMERICANO SUB-19 – CLASSIFICAÇÃO FINAL

FEMININO

  1. Brasil
  2. Argentina
  3. Estados Unidos
  4. Canadá
  5. México
  6. Colômbia
  7. Chile

MASCULINO

  1. Estados Unidos
  2. Canadá
  3. Brasil
  4. Colômbia
  5. Argentina
  6. Uruguai
  7. México
  8. El Salvador

Crédito das fotos: Divulgação CBDA

Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web