Jovem equipe feminina venceu Pinheiros na final; masculino conquistou também inédito bronze na competição
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) conquistou um título inédito na história da agremiação, ontem (19/4). O time adulto feminino foi campeão da Liga Nacional 2022-2023 de polo aquático, competição organizada pela Liga Polo Aquático Brasil (PAB) com a fase de playoffs realizada de sexta-feira a domingo, em Bauru (SP). O time masculino da ABDA conquistou o bronze no campeonato.
Três times disputaram a Liga Nacional feminina. O Flamengo ficou com a terceira colocação, ABDA e Pinheiros disputaram a final no domingo. A ABDA já tinha vencido o Pinheiros no sábado (18/4) por 10 a 7. No jogo da final, o Pinheiros começou o primeiro quarto da partida à frente no placar. A ABDA se recuperou no segundo quarto. No terceiro tempo do jogo, Pinheiros voltou a ficar na frente, mas no último quarto, o time da ABDA voltou motivado, com apoio da torcida, e neutralizou o ataque do Pinheiros, encerrando a partida em 9 a 8, dando o título inédito para Bauru.
Time feminino posa ao lado das mães das atletas com o troféu de campeão da Liga Nacional temporada 2022-2023
Ouro feminino – Na temporada anterior da Liga Nacional, o time feminino da ABDA havia conquistado o bronze. Nesta edição, a equipe técnica da ABDA destacou a evolução, a dedicação e a união das atletas como componentes do esperado título. “Foi uma longa espera esse título para ABDA no adulto. Desde que assumi o time adulto, há 3 anos, a missão era essa. As meninas evoluíram muito dentro e, principalmente, fora da água. O resultado foi esse título inédito para ABDA”, comemorou o técnico Alexandre Dezani, que é auxiliado por João Carlos de Mattos.
A preparadora física da equipe feminina, Janaína Parra Grossi, explica que a Liga Nacional foi o campeonato que a equipe colocou como foco da temporada. “A determinação das meninas foi essencial para o título. O que mais chamou atenção foi o amadurecimento, a evolução, o time jogando como um todo, não dependendo de uma ou duas jogadoras, todo mundo se entendendo na água para conquista essa vitória em casa, em um titulo inédito”, pontua.
“As atletas superaram dia após dia um treinamento puxado, uma apoiando a outra, e assim conseguiram conquistar uma boa condição física para lutar, de igual para igual, com jogadoras bem mais velhas, bem mais experientes do que algumas de nossa equipe. Foi muito válido, temos muito orgulho dessa meninada”, acrescentou Janaína.
A atleta da ABDA Letícia Belorio, capitã da equipe, foi eleita MVP (melhor jogadora) da Liga Nacional feminina.
Time maculino posa ao lado das mães dos atletas com o troféu de terceiro colocado da Liga Nacional temporada 2022-2023
+VEJA MAIS fotos da Liga Nacional na GALERIA
Bronze masculino - No masculino, a ABDA também obteve uma conquista inédita. O time adulto da ABDA já havia conquistado bronze no Brasil Open, outra competição da categoria a nível nacional, mas na Liga Nacional foi a primeira vez do masculino na terceira colocação.
Disputaram a Liga Nacional os times ABDA, SESI, Fluminense, Paulistano, Paineiras, Flamengo e Pinheiros. No sábado, a ABDA disputou a semifinal contra o SESI, que levou a melhor e acabou campeão da Liga ao vencer o Flamengo por 10 a 9. A ABDA ficou com o terceiro lugar da competição, ao vencer o Paulistano por 11 a 9, no domingo. Na partida, a ABDA venceu o primeiro quarto; no segundo, o Paulistano venceu; o terceiro foi mais equilibrado; e, no último quarto da partida, a ABDA conseguiu a vitória por 11 a 9.
Para o técnico da equipe, o húngaro Attila Sudar, o mais importante foi a união dos jogadores e a terceira colocação é uma grande conquista para um time formado por atletas bastante jovens, que teve a saída de alguns titulares, incluindo Felipe Lacerda, atuando nesta temporada em um clube da Hungria.
“Nosso time é muito novo. A semifinal contra o SESI foi o jogo mais importante. Pagamos o preço por ter tido três erros muito importantes, que nos custaram três gols. Eu sei como podemos melhorar, acho que estamos num bom caminho. Parabéns aos atletas que mostraram um time unido, uma verdadeira família”, afirmou Attila que é auxiliado no comando da equipe pelo técnico José Ribeiro Jr. A preparação física é feita por Thiago Dal Médico e o fisiologista Gabriel Brisola.
EVOLUÇÃO DA ABDA NA LIGA NACIONAL
FEMININO
- 2022-2023 - Campeã
- 2021 – 2ª Colocação
- 2020 - Não teve
- 2019 – 4ª Colocação
- 2018 – 4ª Colocação
- 2017 – 3ª Colocação
MASCULINO
- 2022-2023 – 3ª Colocação
- 2021 – 7ª Colocação
- 2020 - Não teve
- 2019 – 8ª Colocação
- 2018 – 6ª Colocação
- 2017 – 9ª Colocação
A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Isa Cteep, Lupo, Gasbrasiliano, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Crédito das fotos: Luiza Moraes/PAB