Time terminou invicto a competição e com seis premiações de destaque individual para atletas
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) sagrou-se campeã feminina da Liga Nacional 2024 de polo aquático. Os playoffs da competição, organizada pela Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB), foram disputados de 29 de novembro a 1 de dezembro, na piscina do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP).
Quatro clubes disputaram a Liga Nacional feminina, competição de categoria adulta: ABDA, Clube de Regatas do Flamengo, Esporte Clube Pinheiros (ECP) e SESI-SP.
A ABDA terminou invicta todas as rodadas da Liga Nacional feminina, computando sete vitorias e um empate, um total de 81 gols marcados e 64 gols sofridos. Na semifinal, a ABDA venceu Pinheiros por 11 a 10 e, na final, superou o Flamengo por 12 a 11.
É a segunda vez que a ABDA vence a Liga Nacional feminina. O título anterior veio em 2022. No ano passado, a equipe feminina da ABDA havia conquistado a medalha de bronze.
“Sabíamos exatamente como iam ser os jogos, aquele que tivesse mais controle de jogo e emocional ganharia, o feminino é muito equilibrado. Na final, começamos errando bolas que não erramos no ataque enquanto o Flamengo acertava todas as suas ações ofensivas. Na metade do jogo, conseguimos nos impor fisicamente e taticamente. Elas se superaram, pois não tivemos jogos fáceis em nenhuma fase da Liga. Tenho um orgulho muito grande delas. Fizeram uma Liga Nacional impecável com 8 jogos, com 7 vitórias e 1 empate”, comemorou Marcelo Chagas, técnico da ABDA.
A ABDA ainda figurou nas premiações de destaque individual. Leticia Lorieto foi MVP da competição; Isabela Mendes foi a goleria menos vazada; e, entre as seis atletas escolhidas para compor a seleção do campeonato, estão Isabela Mendes, Letícia Belório, Letícia Lorieto e Maiah Nascimento.
A ABDA teve 4 atletas entre as 6 escolhidas para compor a seleção feminina do campeonato
Masculino – A ABDA também disputou a Liga Nacional no naipe masculino. Renovado, o time não conseguiu se classificar para disputar os playoffs. A campanha masculina da ABDA na temporada teve uma vitória, quatro empates e nove derrotas, o que resultou na sétima colocação na competição.
O campeão da Liga Nacional masculina foi o time do Pinheiros. Também estavam na disputa as equipes do SESI-SP, Paineiras, Flamengo, Paulistano e Fluminense.
A ABDA é um projeto sem fins lucrativos mantido pela Zopone Engenharia e Comércio LTDA e apoiado pela Z-Incorporações. A ABDA está certificada junto ao Ministério do Esporte para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o auxílio dos parceiros Confiança Supermercados, Cart, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).