Maior festival infantil da América Latina, realizado pela ABDA, cresce no intuito de fomentar a modalidade
A quarta edição do HaBaWaBa Brasil, maior festival de polo aquático infantil do mundo, criado na Itália pela Waterpolo Development (WPD) e realizado na América Latina pela Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), chegou ao fim, ontem (17/12), na Arena da entidade, em Bauru, interior de São Paulo.
O evento chancelado pela Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA) e pela World Aquatics (antiga FINA) tem por objetivo fomentar o polo aquático mundial. Neste ano, além do recorde no número de inscritos, o HaBaWaBa Brasil recebeu representantes do primeiro time de polo aquático de Gana, um marco na história dos eventos HaBaWaBa e um avanço para um esporte até pouco tempo desconhecido no país africano.
Ao todo, foram 57 times de 19 clubes de três países (Brasil, Chile e Gana) participando do HaBaWaba Brasil 2023, sendo 11 times na categoria sub-10 e 46 na categoria sub-13, formados por meninas, meninos ou equipes mistas.
Categoria Sub-10 - Na categoria sub-10, com série única de disputa, o campeão foi Clube Athletico Paulistano (CAP) que venceu o time ABDA Pará, nos últimos segundos da partida, por 11 a 10. O terceiro lugar ficou com o time ABDA Pernambuco que venceu o Clube Internacional de Regatas de Santos, por 9 a 4.
Categoria Sub-13 - Na categoria sub-13, com três divisões após a fase de grupos, na Série Titan (primeira divisão), o campeão do torneio foi o time ABDA Bauru que venceu o Clube Jundiaiense por 14 a 4, na final. O terceiro lugar ficou com o time Sharks CPM (Paineiras) ao vencer ABDA Amazonas, por 15 a 3.
Na Série Tsu (segunda divisão), o campeão foi ABDA Espírito Santo que venceu SESI Jundiaí Masculino por 9 a 3. Em terceiro lugar, ficou o Tijuca que fez 13 a 8 sobre o Clube Internacional de Regatas Feminino.
O campeão da Série Rock Pop (terceira divisão) foi o time Dolphins CPM (Clube Paineiras do Morumby) que venceu o Hebraica Sharks por 10 a 4. O terceiro lugar da série ficou com ABDA Bahia, ao vencer Hebraica Dolphins por 7 a 5.
+VEJA MAIS: fotos do HaBaWaBa Brasil 2023 na GALERIA DE FOTOS
Feminino – Uma novidade no evento desse ano foi a criação de uma premiação especial para times formados exclusivamente por meninas. Na fase de grupos, os times femininos duelaram entre si e depois seguiram na disputa com as demais equipes.
O campeão do grupo feminino foi o time ABDA Amazonas que venceu o Flamengo Feminino na final por 16 a 5. O terceiro lugar feminino foi disputado por dois times do SESI, com vitória do Jundiaí sobre o Santo André por 6 x 5.
Premiações extras – Além dos campeões das séries das duas categorias, o HaBaWaBa Brasil premiou com Troféu Fair Play o time SESI Santo André Feminino que se destacou em valores éticos e de socialização durante o evento.
Também foi premiada a criança mais jovem participante do evento, na categoria sub-13, o atleta Flávio Lacerda, nascido em 8/6/2015, do time ABDA Espírito Santo.
Participações especiais – Ratificando o objetivo principal do HaBaWaBa que é o fomento do polo aquático, o evento deste ano contou com a participação de dois times muito especiais na categoria sub-13. O Grêmio Vila Parahyba que trouxe a região Nordeste do Brasil para o festival e representantes do Black Star Polo, primeiro time de polo aquático do país africano de Gana.
Devido a problemas burocráticos na viagem de Gana ao Brasil, o Black Star Polo não conseguiu enviar todos os jogadores, porém estiveram presentes Asante Sefa-Boakye (fundador do time), Richard Senyo Akpelasi (técnico) e Kingsley Appiah, primeiro atleta do país a participar de um evento HaBaWaBa. Para garantir a participação do time nas rodadas, a comissão organizadora do evento convocou atletas sub-10 da ABDA para compor a equipe.
Atividades extras – O HaBaWaBa Brasil, evento realizado com apoio da Zopone Engenharia contou com parceria da Unimed Bauru, Secretaria de Esportes (Semel), Zoológico Municipal de Bauru e Corpo de Bombeiros. Além dos jogos de polo aquático, foram oferecidas diversas clínicas, workshops e passeios. Em 2023, para as crianças, houve clínica de breaking com Gabriel Luz, workshop de kickboxing com mestre Silva do Guerreiros do Futuro, visita guiada à Estação do Corpo de Bombeiros, passeio no Zoológico Municipal e brinquedos infláveis no local do evento.
Os técnicos tiveram a paletra “Formando atletas de elite no polo aquático: algumas considerações”, com professor dr. Guilherme Tucher, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As crianças e os pais tiveram um bate-papo a madrinha do evento, Cristiana Pinciroli, grande nome do polo aquático brasileiro e mundial.
HABAWABA BRASIL 2023 - RESULTADOS FINAIS
CATEGORIA SUB-10
- Titan - 1º lugar – Clube Athletico Paulistano
- Titan - 2º lugar - ABDA Pará
- Titan - 3º lugar - ABDA Pernambuco
CATEGORIA SUB-13
- Titan - 1º lugar - ABDA Bauru
- Titan - 2º lugar - Clube Jundiaiense
- Titan - 3º lugar - Sharks CPM
- Tsu - 1º lugar - ABDA Espírito Santo
- Tsu - 2º lugar - SESI Jundiaí Masculino
- Tsu - 3º lugar - Tijuca
- Rock Pop - 1º lugar - Dolphins CPM
- Rock Pop - 2º lugar - Hebraica Sharks
- Rock Pop - 3º lugar - ABDA Bahia
- Feminino - 1º lugar - ABDA Amazonas
- Feminino - 2º lugar - Flamengo Feminino
- Feminino - 3º lugar - SESI Jundiaí Feminino