Desde 2018, o título feminino do Campeonato Brasileiro Sub-20 está nas mãos da equipe bauruense
A Arena da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) sediou entre os dias 5 e 7 de setembro o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20 masculino e feminino de polo aquático. A competição organizada pela Liga Polo Aquático Brasil (PAB) e apoiada pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) contou com a participação de seis times no masculino e quatro, no feminino.
Feminino - A ABDA chegou invicta à conquista do título feminino e manteve sua hegemonia que vem desde 2018, ao superar o SESI na partida final, no sábado (7/9), por 10 a 7. Na fase classificatória, a ABDA venceu o Flamengo (8 a 1), o SESI (12 a 11) e o Pinheiros (14 a 6). Na semifinal, as bauruenses voltaram a vencer o Flamengo (16 a 6).
Marcelo Chagas, técnico da equipe, pontuou a evolução das atletas. “A equipe evoluiu muito. As meninas entenderam o nosso plano tático, todas acreditaram muito umas nas outras e foram muito fortes mentalmente. Fiquei muito feliz com o desempenho de todas e por fazer parte de tudo isso, juntamente com a comissão técnica e toda a equipe multidisciplinar da ABDA”, resumiu o treinador.
As atletas da ABDA ainda receberam premiações de destaque na competição. Letícia Lorieto foi MVP, artilheira e escolhida para compor a seleção do campeonato ao lado de Maiah Nascimento e Ana Barros. Sarah Bedani foi a goleira menos vazada.
Masculino – A ABDA terminou em quarto lugar no masculino, apesar de ter feito uma boa campanha na fase classificatória, na qual venceu o Paulistano (12 a 6), o Pinheiros (12 a 9) e o Paineiras (14 a 8). Um empate em um jogo tenso com o Flamengo (6 a 6) e uma derrota para o SESI (9 a 7) levaram a ABDA para a disputa do bronze, em novo jogo contra o Paulistano, com vitória do time da Capital por 9 a 11.
O técnico da equipe, Felipe Moreira, fez uma avaliação da participação da ABDA no campeonato. “Começamos bem, porém tivemos um revés contra o SESI, que nos colocou na disputa do 3º lugar, onde fizemos uma partida abaixo da média e ficamos na 4ª colocação. Destaque individual para Patrick Romanholi, touca 10, que foi MVP da competição”, frisou o treinador.
O atleta Patrick Romanholi, além de MVP do torneio, também foi escolhido para compor a seleção do campeonato.
A ABDA é um projeto sem fins lucrativos mantido pela Zopone Engenharia e Comércio LTDA e apoiado pela Z-Incorporações. A ABDA está certificada junto ao Ministério do Esporte para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o auxílio dos parceiros Confiança Supermercados, Cart, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).