Logo ABDA

Arena ABDA sediará Campeonato Brasileiro Sub-14 em agosto

Arena ABDA sediará Campeonato Brasileiro Sub-14 em agosto
Polo Aquático Data da publicação14/07/2022

Importante competição de base do polo aquático contará com 10 equipes de São Paulo e Rio de Janeiro

Após a paralisação em razão do calendário mundial do polo aquático, a Arena da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) sediará, entre 24 e 28 de agosto, o Campeonato Brasileiro Sub-14 masculino e feminino. O torneio é realizado pela Liga Polo Aquático Brasil (PAB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e terá o seguinte formato: fase de grupos, fase eliminatórias e finais no estilo mata-mata.

No masculino, o campeonato terá a participação de 10 times: ABDA, Sociedade Hípica de Bauru, SESI-SP, SESI Ribeirão Preto, SESI Jundiaí, Clube Paineiras do Morumby, Clube Jundiaiense, Clube Internacional de Regatas (Santos), Clube de Regatas do Flamengo e Esporte Clube Pinheiros.

Já no feminino, serão seis times participantes: ABDA, Sociedade Hípica de Bauru, Clube de Regatas do Flamengo, Esporte Clube Pinheiros e SESI-SP.

O último Campeonato Brasileiro Sub-14 foi realizado, no primeiro semestre, no Clube Internacional de Regatas, na cidade de Santos (SP). Na ocasião, o SESI-SP ficou com o título no feminino e o SESI Ribeirão foi campeão no masculino. Os times masculino e feminino da ABDA foram vice-campeões.

+ LEIA MAIS: ABDA é vice-campeã masculino e feminino no Brasileiro Sub-14

+ LEIA MAIS: ABDA tem 13 atletas representando Brasil no Pan Junior nos EUA

+ LEIA MAIS: ABDA tem dois atletas convocados para Mundial Sub-16

Foco na formação - Para Emerson Martins, técnico do time masculino da ABDA, jogar em casa proporciona uma experiência diferente aos atletas, que faz parte do aprendizado. “É muito importante a realização do campeonato nas categorias de base para o atleta colocar em prática aquilo que foi treinado durante o ano e, principalmente, no caso de jogar em sua própria sede, com os parentes, colegas e amigos acompanhando, se torna uma emoção a ser trabalhada. É diferente de quando o time vai para outra cidade, fica longe da família, a piscina é diferente. Essas experiências contribuem para o desenvolvimento como atleta, como pessoa”, pontua.

O técnico aposta em um campeonato disputado e bem organizado. “Estamos bastante ansiosos para ver a garotada podendo executar tudo que eles treinaram. A gente sabe que é sempre tudo bem organizado aqui, então tem tudo para ser um campeonato bem bacana”, conclui.

Olhar no futuro - O campeonato terá entrada gratuita e a tabela de jogos será divulgada mais perto do evento. É uma oportunidade para a população conhecer o polo aquático e um pouco do trabalho da ABDA nas categorias de base. “É importante destacar que esse é o maior campeonato da categoria da América do Sul, com grandes clubes, vários atletas tanto no masculino quanto no feminino. É importante para o futuro do polo aquático incentivarmos a categoria. As crianças precisam jogar e ter esse contato com o esporte”, pontuou Alexandre Zwicker, presidente da Liga PAB.

“A gente trabalha no dia a dia, na borda da piscina. O trabalho diário é fundamental para as crianças, mas sabemos também da importância de competir. Nessa fase da vida do atleta, o jovem quer jogar e jogar. Então eles ficam bastante ansiosos para o Brasileiro Sub-14”, explicou Thiago Ferreira, técnico da equipe do SESI-SP.

Foto: Goleiro Vitor Hugo Mendes Rodrigues, da ABDA

Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2022 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções TI