Logo ABDA

Daniel Nascimento é campeão sul-americano dos 10.000 metros

Daniel Nascimento é campeão sul-americano dos 10.000 metros
Atletismo Data da publicação31/05/2021

O atleta da ABDA venceu a prova com tempo de 29min18seg e agora foca nas Olímpiadas
Confirmando sua excelente fase, Daniel Nascimento, atleta da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) conquistou no sábado (29/5) a medalha de ouro nos 10.000 metros, com a marca de 29m18seg, no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, representando a Seleção Brasileira.

A competição anteriormente marcada para o início de maio em Buenos Aires, na Argentina, foi adiada devido às restrições no país e acabou transferida para os dias 29,30 e 31 de maio, na cidade de Guayaquil, no Equador.

Confira imagens da vitória de Daniel Nascimento no sul-americano na galeriahttps://abdabauru.com.br/blog/2021/05/31/daniel-nascimento-e-campeao-sul-americano-dos-10-000-metros/

No domingo anterior (23/5), Daniel Nascimento havia disputado a primeira maratona de sua carreira. O atleta venceu a Maratona do Bicentenário em Lima, no Peru, com o tempo oficial de 2h09m04s, terminando com folga para o segundo colocado e superando em mais de dois minutos o tempo mínimo exigido pela World Athletics para a qualificação olímpica que é de 2h11m30s. Foi ainda o melhor tempo de um brasileiro em uma maratona nos últimos dez anos.

Neto Gonçalves, técnico do atleta, comentou sobre a conquista do título sul-americano. "O Daniel fez uma grande prova, correndo com estratégia em busca da medalha e, mesmo diante do desgaste de ter participado de uma Maratona 6 dias antes e da viagem desgastante, o atleta conseguiu vencer essa importante competição. Agora voltamos o foco para a Maratona dos Jogos Olímpicos. Daniel já viaja nos próximos dias para o Quênia, onde fará a preparação para os Jogos Olímpicos", revela. Antes de disputar a Maratona de Lima, o atleta havia realizado mais de 40 dias de treinamentos no país africano.

+ Leia mais: Daniel Nascimento é primeiro da ABDA a obter índice para Olímpiadas

+ Leia mais: Atleta da ABDA realiza treinamento no Quênia

Em suas redes sociais, Daniel Nascimento comemorou a conquista do fim de semana, lembrando que agora coleciona títulos sul-americanos de todas as categorias, Sub-16, Sub-18, Sub-20, Sub-23 e Adulto. Daniel começou no atletismo na cidade de Paraguaçu Paulista, chegou a abandonar o esporte e trabalhar na lavoura, mas em 2019 ingressou na ABDA, onde além dos treinamentos, passou a contar com apoio de equipe multidisciplinar para recuperação de lesões.

Os resultados logo começaram a surgir. Em 2019 mesmo, o atleta foi o brasileiro melhor colocado na 95ª Corrida de São Silvestre, ficando na 11ª colocação. Em 2020, Daniel venceu a 14ª Meia Maratona de São Paulo e garantiu vaga no Mundial de Meia Maratona, na Polônia, na qual ficou com o 93º lugar. Em dezembro de 2020, Daniel foi campeão dos 10.000 metros no Troféu Brasil de Atletismo, a maior competição interclubes da América Latina, que teve participação de 130 equipes, com mais de 700 atletas de todo Brasil. Agora, o atleta de apenas 22 anos, foca na preparação para representar bem o Brasil nas Olímpiadas de Tóquio, que tem sua data de abertura marcada para 23 de julho.

Crédito das fotos: Wagner Carmo/CBAt
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web