Logo ABDA

Daniel Nascimento disputa 10.000 metros no Sul-Americano

Daniel Nascimento disputa 10.000 metros no Sul-Americano
Atletismo Data da publicação28/05/2021

Atleta da ABDA venceu no último fim de semana Maratona no Peru, garantindo vaga para Olimpíadas
Após vencer no último dia 23/5 a Maratona de Lima (Peru) e se classificar para as Olimpíadas, Daniel Nascimento, atleta da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), irá representar novamente o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Atletismo.

O atleta da ABDA, de apenas 22 anos, irá disputar a prova dos 10.000 metros que será realizada amanhã (29/5). A competição começa hoje (28) e vai até segunda-feira (30), na cidade de Guayaquil, no Equador.

O critério para convocação foi a colocação no Ranking Brasileiro adulto temporada 2020/2021, sendo chamados o 1º e 2º colocados. Em dezembro de 2020, Daniel foi campeão dos 10.000 metros no Troféu Brasil de Atletismo, a maior competição interclubes da América Latina, que teve participação de 130 equipes, com mais de 700 atletas de todo Brasil.

+Leia mais: Daniel Nascimento é primeiro da ABDA a obter índice para Olímpiadas

+Leia mais: Atleta da ABDA realiza treinamento no Quênia

Daniel Nascimento é um exemplo de superação. O atleta começou no atletismo em sua cidade natal, Paraguaçu Paulista (SP). Chegou a abandonar o esporte e ir trabalhar na lavoura, mas em 2019 voltou a treinar na ABDA, onde contou com apoio de equipe multidisciplinar para recuperação de lesões e treinamentos específicos. Em 2019 mesmo, o atleta começou a fazer história, ao ser o brasileiro melhor colocado na 95ª Corrida de São Silvestre, ficando na 11ª colocação. Em 2020, Daniel venceu a 14ª Meia Maratona de São Paulo e garantiu vaga no Mundial de Meia Maratona, na Polônia, na qual ficou com o 93º lugar.

Antes de disputar a Maratona em Lima, Daniel passou por um período de mais de 40 dias de treinamentos na cidade de Iten, no Quênia, onde pode aperfeiçoar sua performance e conhecer o dia a dia dos maiores atletas do mundo. De acordo com Neto Gonçalves, técnico do técnico do atleta, Daniel deve retornar ao Quênia para realizar mais treinamentos antes de ir aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A delegação brasileira conta com uma equipe formada por 79 atletas - 39 homens e 40 mulheres na disputa do 52º Campeonato Sul-Americano Adulto. Dos 79 atletas, que tentarão manter uma longa hegemonia brasileira na competição, oito estão qualificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que tem a cerimônia de abertura marcada para o dia 23 de julho. Daniel Nascimento é um deles e garantiu sua vaga nas Olimpíadas ao vencer a Maratona de Lima, a primeira em sua carreira, com tempo de 2h09m04s, dois minutos abaixo do índice exigido.

A competição é importante, pois os campeões do Sul-Americano asseguram vaga para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Oregon, na cidade norte-americana de Eugene, que será realizado de 15 a 24 de julho de 2022.

O Canal Olímpico do Brasil, do COB, vai transmitir a competição, com sinal enviado pela organização do evento (os horários serão divulgados). Assista pelo link https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/

Foto: Daniel Nascimento nos 10.ooo metros do Troféu Brasil em 2020 - crédito: Wagner Carmo
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web