Aulas à distância estão sendo aprimoradas, professores e alunos se dedicam por amor à música
A ABDA Filarmônica, projeto musical totalmente gratuito mantido pela Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), em parceria com o escritório de advocacia Abramides Gonçalves, teve que se reinventar desde meados de março com a suspensão das aulas presenciais, devido ao isolamento social para conter o avanço do coronavírus causador da Covid-19. Atualmente, no total, são cerca de 350 crianças de Bauru (SP) que estudam música em diversos instrumentos e também nas aulas de canto coral e musicalização do projeto.Na primeira etapa do desafio de seguir com as aulas à distância, os professores se desdobraram para direcionar atividades aos alunos em turmas organizadas por meio de aplicativo de mensagens. Alguns estão com instrumentos em casa, o que facilita os estudos. ?Após a primeira semana, todos sabíamos que iriamos continuar, mas precisávamos aperfeiçoar nossos recursos tecnológicos, o qual não parecia tão fácil?, relata a coordenadora da ABDA Filarmônica, professora Rosa Tolon.
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Na segunda etapa, iniciou-se um trabalho online com os alunos da turma mais avançada, chamada de Rendimento, que inclui os componentes da Orquestra Filarmônica em formação. A coordenadora explica que a resposta dos alunos de Rendimento em Instrumento tem sido 100%, fazendo aulas individuais online duas vezes por semana. ?Professores e alunos de música continuam trabalhando, com outros recursos, outros métodos, mas não paramos. Pensamos que se a Arte tem sido um refúgio para muitas comunidades nesta época difícil, nós que fazemos Arte, não tínhamos motivo para ficar parados?, pontua.
Amor pela música - A professora ressalta a importância do amor pela música para enfrentar esse momento difícil. ?Os alunos não são profissionais, são crianças em fase de formação. Nosso trabalho envolve vocação e amor e, por isso, não tem sido difícil motivar a uma boa parte deles, pois também amam a música e se entregam ao estudo dela?, conta.
A esta nova etapa de aprendizado somaram-se as turmas de Linguagem Musical, Musicalização e Coral. ?Além dos conteúdos acadêmicos foram encaminhados jogos musicais e orientamos a escuta de Concertos com artistas de renome, a fim de que olhassem também para outras atividades que contribuem na formação artística?, explica a coordenadora.
Higor e Miguel Cunha Ferreira da Silva, Manuela Coracini da Silva, Enzo Bruno Pardini Benício e Samara Laurys DonedaOs alunos assistem e retornam para o professor. ?Eles gostaram do vídeo, falaram que ajudou bastante. As mães dizem estar gostando, pois ajuda a ocupar o tempo deles em casa e a deixar um pouco o celular de lado?, relata Alex.
Davi Silva Xavier, Jessica Monghini Dos Santos, Pedro Wakay Prado, Luisa Santos Xavier, Maria Clara Alves Denegry, Mariana Yumi Matsui, Raphaela de Araujo Moneggetti e Brayan Martins DuarteA aula online se realiza com os alunos de Piano Rendimento, mas a professora também envia vídeos e exercícios gravados para as aulas coletivas de Piano e Linguagem Musical. ?Tenho uma aluna das iniciantes (Maria Clara Alves Denegry) que não tem piano e fez os exercícios num teclado que desenhou num papel; segundo tocava, cantava as notas. Fiquei emocionada!?, conta Rosa.
Alanis Fernandes Geraldo, Ana Laura Martins Pereira, Valentina Victória de Souza e Mariana Yumi Hisatugo IsshikaraA professora Rosangela Salles orienta as tarefas de Linguagem Musical, estabelecendo um intercâmbio com os alunos de forma escrita. Essa atividade, que teve início há poucos meses na ABDA Filarmônica, segue à distância, pois é muito importante para a formação musical dos alunos.
Separados, porém juntos - O professor Irandi Fernando Daroz dá aulas para a turma do Coral Rendimento. ?Estamos trabalhando por WhatsApp. No sábado (18/4), faremos nossa primeira reunião via Skype. Os alunos estão enviando áudios das músicas estudadas. Na Musicalização e Coral, solicitamos aos alunos que continuassem enviando vídeos dos materiais já postados para nos certificarmos do estudo. Analisamos materiais de linguagem musical e orquestra para que os conteúdos fossem introduzidos de forma lúdica e interativa?, explica o professor.
Roberto Savioli Mota, Micael Alves da Silva, Ana Laura, Arthur Savioli Mota, Rayssa Yasmin de Oliveira, Pedro e Deborah Santos Oliveira, Lorena Vitória Bento Torres, Lavínia Agatha Rocha, Ana Beatriz da Costa e Misael Alves da SilvaAlém das aulas à distância, o trabalho administrativo segue na ABDA Filarmônica. A funcionária Jislaine Cristina dos Santos continua a atualização dos cadastros dos alunos, o que facilita o rápido contato com eles. ?Muito aprendizado e muitas vantagens temos encontrado nesta modalidade. Por isso, agradecemos aos pais que nos apoiam e aos filhos dispostos a crescer. Porém, nos falta o encontro, a prática coletiva, a socialização das crianças, um importante objetivo do ?Fazer Musical?. Quando tudo voltar à normalidade, recomeçaremos com maior força?, promete a coordenadora Rosa Tolon.
Foto principal: Professora Rosa Tolon em seu cantinho especialmente preparado para as aulas de piano

