Logo ABDA

Orquestra Filarmônica da ABDA faz concerto inaugural

Orquestra Filarmônica da ABDA faz concerto inaugural
Filarmônica Data da publicação26/11/2019

Sonho iniciado em 2017 toma forma com belas canções, na sexta-feira, às 20h, no Teatro da ITE
Na sexta-feira (29/11), às 20h, a ABDA Filarmônica, braço musical da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) em parceria com o escritório de advocacia Abramides Gonçalves, fará a primeira apresentação de sua orquestra, no teatro da Instituição Toledo de Ensino (ITE).

O sonho de formar uma orquestra filarmônica surgiu na ABDA em 2017, quando foram implantadas as aulas de música, inicialmente apenas com coral e musicalização. Hoje, são oferecidas também aulas de piano, cordas, percussão e instrumentos de sopro. Atualmente, a ABDA Filarmônica atende quase 500 crianças.

Para o professor Irandi Fernando Daroz, regente da orquestra, a realização do sonho é fruto de uma longa caminhada. ?Sonhar é assim, um passo de cada vez. Nos acordes harmoniosos de uma orquestra, muito há de anônimo, cada nota aprendida é uma conquista, uma revelação quando elas aparecem, uma após a outra?, afirmou.

A Orquestra Filarmônica ABDA, ainda em formação, fará sua primeira apresentação com 50 componentes tocando cordas (violino, viola, violoncelo), madeiras (flauta transversal, clarinete), metais (trompete, trombone, euphonio e tuba), piano e saxonofes (clarone, sax alto, sax tenor e sax barítono). Em 2020, deve ser agregada percussão e, aos poucos, outros novos instrumentos.

No programa do concerto inaugural, estão obras folclóricas e natalinas, além da participação especial do Coral Infantil ABDA (Rendimento). Diversas canções de artistas como Luiz Gonzaga, Chico Buarque, Roupa Nova, Beethoven, Edward Elgar, Leonard Cohen entre outras surpresas estarão no repertório.

O concerto da orquestra terá participação especial do coral da ABDA Filarmônica O concerto da orquestra terá participação especial do coral da ABDA Filarmônica


Toda a apresentação foi carinhosa e cuidadosamente preparada pelos professores Irandi Fernando Daroz (coral), Luciano Manduca (cordas), Rosa Maria Tolón (piano), Tiago Barretta (musicalização e madeiras), Alex Fernandes (metais) e Magda Lusvarghi Bruschi (colaboradora/coral). ?Aqui também fizemos amigos, a música tornou-se o lugar de convívio de todos nós, aqui queremos passar a maior parte do tempo. Nossos mestres nos conduzem por caminhos inusitados, sempre há uma palavra de incentivo, não tarda e estamos produzindo sons inacreditáveis?, conta Irandi.

O palco da ITE, parceira da ABDA Filarmônica que cede suas instalações para as aulas de instrumentos, já foi palco neste mês de duas apresentações da entidade: práticas instrumentais e musicalização. A entrada é sempre gratuita. ?Estamos edificando as mais lindas sonoridades com nossas crianças. Este concerto inaugural é um grande presente para Bauru. Chegamos aqui, mas muito há por fazer?, resume Irandi.

SERVIÇO

Concerto ABDA Filarmônica ? Orquestra e Coral

Teatro da Instituição Toledo de Ensino (ITE)

Praça 9 de Julho, 51 (Rua Campos Sales), Vila Pacifico, em Bauru
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web