No masculino, ABDA foi campeã; no feminino, dobradinha com Hípica campeã e ABDA em 3º lugar
As equipes de polo aquático da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) fizeram uma ótima campanha de jogos e dominaram o pódio do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-14, no último final de semana, na piscina do Flamengo, no Rio de Janeiro. A competição, organizada pela Liga Polo Aquático Brasil em conjunto com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), reuniu 13 equipes no masculino e 5 no feminino.
No masculino, além da ABDA e Sociedade Hípica de Bauru (SHB), equipe mantida pela ABDA, também participaram os times Jundiaiense (CJ), Internacional de Regatas (CIR), Fluminense (FFC), Sesi, Flamengo (CRF), Botafogo (BFR), Pinheiros (ECP), Tijuca (TTC), Paulistano (CAP), Paineiras (CPM) e Hebraica (ABH). No feminino, disputaram ABDA, SHB, Tijuca, Jundiaiense e Flamengo.
Dedicação premiada - No masculino, ABDA foi a campeã da competição, vencendo Flamengo na final por 13 a 6. O time da Hípica, não conseguiu chegar às semifinais, mas ficou entre os 10 melhores.
Para o técnico do time masculino da ABDA, Emerson Martins, a equipe foi premiada pela dedicação que teve desde o começo do ano, sem faltas e com muito empenho nos treinamentos. ?O ponto forte foi um bom jogo em conjunto e aparecendo os talentos individuais nos momentos necessários. Vale ressaltar o jogo bem executado na casa adversária com bastante torcida onde eles souberam manter a concentração, o que não é fácil nessa idade?, avaliou Martins.
No feminino, deu dobradinha de Bauru no pódio, com Hípica em 1º e ABDA em 3º lugar. A jovem equipe feminina da Hípica, inclusive com uma atleta de apenas 9 anos (Maiah Nascimento), levou ao extremo o lema da ABDA ? persistência, humildade e fé ? na busca do título de campeã brasileira sub-14.
Vitória com garra - Segundo a técnica da Hípica, Carol Lioni, o objetivo do time na competição era colocar as atletas para jogar e obterem experiência, pensando no campeonato do ano que vem, já que a maioria é sub-13 e sub-12, apenas Sarah e Letícia são da categoria sub-14 e já mais experientes.
?Pensava em fazer bons jogos, mas como as meninas foram evoluindo e ganhando confiança a cada jogo conseguimos algumas vitórias que nos levaram a disputar a final. Sarah e Letícia foram minhas atletas na base e jogaram o Habawaba na época (festival internacional de polo aquático na Itália) o que acredito que contribui muito para evolução pessoal delas. Levei também a Maiah (9 anos) e a Mariany (10 anos) que representaram a ABDA este ano na Itália e foram fundamentais para essa vitória do sub-14?, comemorou a técnica da Hípica.
Conquistas individuais - Além da conquista dos pódios, atletas de Bauru foram destaques individuais. A seleção do campeonato composta pelos melhores da competição contou com atletas de Bauru. No masculino, estão Rafael Nunes Dantas (goleiro), Patrick Momo Romanholi e Kael Abner Martins de Lima (atacantes). No feminino, estão Sarah Bedani (goleira), Letícia Lorieto (atacante) e Karem Miranda (centro).
Letícia Lorieto ainda foi eleita MVP, sigla em inglês para Most Valuable Player e refere-se ao jogador mais valioso da competição. Rafael Dantas ainda recebeu troféu de goleiro menos vazado.
Confira a seguir os resultados de todos os jogos dos times da ABDA na competição:
17/10 (QUINTA-FEIRA)
- FFC 1 x 17 ABDA - MASCULINO
- CIR 7 x 5 SHB - MASCULINO
- ABDA 7 X 8 CRF ? MASCULINO
- ABDA 23 x 3 TTC - FEMININO
- SHB 4 x 6 CJ - FEMININO
- ABDA 7 X 5 SHB - FEMININO
18/10 (SEXTA-FEIRA)
- CJ 5 x 4 SHB - MASCULINO
- ABDA 7 X 6 SESI - MASCULINO
- SHB 9 x 6 TTC - MASCULINO
- ABDA 8 x 7 CPM - MASCULINO
- ABDA 6 X 6 CRF - FEMININO
- SHB 5 x 4 CRF - FEMININO
- ABDA 16 x 11 CJ - FEMININO
19/10 (SÁBADO)
- SHB 4 x 11 SESI - MASCULINO
- ECP 3 x 15 ABDA - MASCULINO (SEMIFINAL)
- TTC 1 x 16 SHB - FEMININO
- ABDA 7 x 8 CRF - FEMININO (SEMIFINAL)
- CJ 6 x 8 SHB - - FEMININO (SEMIFINAL)
20/10 (DOMINGO)
- ABDA 7 x 6 CJ - FEMININO (DECISÃO 3º/4º)
- CRF 4 x 5 SHB - FEMININO (FINAL)
- CRF 6 x 13 ABDA - MASCULINO (FINAL)
Foto principal: Atleta Letícia Lorieto, da Hípica - créditos das fotos: Luiza Moraes/Liga Polo Aquático Brasil