Seleção Brasileira Adulta masculina faz seu primeiro treinamento de 2026 na Arena ABDA
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) deu um passo histórico em dezembro de 2025 ao firmar uma parceria institucional com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que oficializa a entidade bauruense como a “Casa da Base do Polo Aquático Brasileiro”. O acordo consolida a ABDA como um dos principais polos de desenvolvimento da modalidade no país e já apresenta resultados práticos com a realização de treinamentos de seleções nacionais em Bauru.
Por meio da parceria, a ABDA passa a ser reconhecida como sede oficial de treinamentos das seleções brasileiras de base de polo aquático, além de local destinado à realização de clínicas, palestras e cursos de aperfeiçoamento técnico. O contrato também prevê o acolhimento anual de atletas e equipes de outros estados, por períodos de duas a quatro semanas, promovendo intercâmbio técnico e fortalecendo o desenvolvimento da modalidade desde a base, com foco na formação de atletas e profissionais.
Seleção em Bauru - O primeiro grande marco da parceria ocorre em janeiro de 2026, com a realização de parte do treinamento da Seleção Brasileira masculina adulta de polo aquático na Arena ABDA, em Bauru, entre os dias 12 e 17 de janeiro. A convocação integra a preparação da equipe para o ciclo olímpico 2026/2028 e reúne 25 atletas. Entre os convocados está o atleta da casa Patrick Momo Romanholi, reforçando a relevância do trabalho desenvolvido pela ABDA na formação de talentos.
Além da presença de atletas, a ABDA também se destaca pela forte participação na comissão técnica da Seleção Brasileira masculina. Três profissionais da entidade integram a equipe: o treinador assistente José Ribeiro Junior, o fisiologista Gabriel Motta Pinheiro Brisola e o coordenador de seleções Paulo Rogério de Moraes Rocha, evidenciando a confiança da CBDA na excelência técnica da instituição bauruense.
+VEJA MAIS: leia a convocação da CBDA na íntegra
A parceria também se reflete nas convocações da Seleção Brasileira feminina adulta, que realizará treinamento entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março de 2026, em local a ser definido, visando os principais compromissos internacionais da temporada, como a Copa do Mundo - Divisão II e os Jogos Sul-Americanos, dentro do planejamento do ciclo 2026/2028. A ABDA estará representada pela atleta Stefany Vitória Pinheiro Azevedo, uma das 17 convocadas, e por dois profissionais na comissão técnica: o fisiologista Gabriel Motta Pinheiro Brisola e o coordenador de seleções Paulo Rogério de Moraes Rocha.
+VEJA MAIS: leia a convocação da CBDA na íntegra
Com a parceria firmada com a CBDA, a ABDA reafirma seu protagonismo nacional no polo aquático, ampliando sua atuação como centro de referência na formação, no desenvolvimento técnico e na preparação de atletas que representam o Brasil em competições nacionais e internacionais.
A ABDA é um projeto sem fins lucrativos mantido pela Zopone Engenharia e Comércio LTDA e apoiado pela Z-Incorporações. A ABDA está certificada junto ao Ministério do Esporte para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o auxílio dos parceiros Confiança Supermercados, Cart, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Foto: Diego Rocha Dias de Albuquerque (presidente da CBDA) e Vinícius Marques (coordenador geral da ABDA)
