Logo ABDA

ABDA Filarmônica oferece aulas gratuitas e prepara novidades

ABDA Filarmônica oferece aulas gratuitas e prepara novidades
Filarmônica Data da publicação22/12/2018

Projeto iniciou atividades em 2017 e conta atualmente com 350 alunos nas aulas de coral, musicalização e cordas
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) vem, desde 2010, contribuindo para a evolução de milhares de crianças, formando atletas e angariando conquistas nos esportes. Mas, o que muitos ainda não sabem é que, desde 2017, a entidade também mantém um projeto sem fins lucrativos voltado à música, com cerca de 350 crianças com idades entre 7 e 15 anos.

A ABDA Filarmônica foi idealizada pelo advogado Roberto Abramides, que expôs a ideia para o empresário Cláudio Zopone, mantenedor da ABDA. Juntos deram início a mais essa modalidade dentro do Projeto Futuro, nome de batismo da ABDA. A vertente musical tem o intuito de colaborar com a formação humana e cultural das crianças.

Início de tudo

A Filarmônica nasceu com o nome de Pró-Música, que depois foi alterado para melhor adequar à realidade do projeto. Atualmente as atividades estão divididas em: Musicalização, Canto Coral Infantil e Cordas.

As aulas de Musicalização são realizadas com o xilofone, instrumento envolvente e divertido que trabalha com o "som da madeira", uma espécie de piano percussivo. O responsável pela musicalização é o Prof. Tiago Barreta que utiliza o chamado "Método Orff". "Primeiro é ensinado o ritmo e, depois, as notas musicais. As aulas de musicalização são importantes para a criança desenvolver a concentração e acabam contribuindo até para o aprendizado em geral?, explica o músico que também é responsável pelas aulas de flauta doce.

As aulas de Coral Infantil estão à cargo do Prof. Irandi Fernando Daroz. Para 2019 a novidade é o Coral Juvenil, segundo o maestro, este grupo tratará especificamente da muda vocal, que é comum à idade.

Há ainda as aulas de Cordas (viola, violino e violoncelo), ministradas pelo músico Luciano Manduca. O naipe de Cordas é o primeiro na formação da Orquestra ABDA Filarmônica. Esses instrumentos  são relativamente difíceis na técnica, afinação e sonoridade portanto, portanto, é requisito para o aluno ter cursado uma das atividades anteriores no período de 1 ano e demonstrar habilidade musical suficiente.

A ABDA Filarmônica conta também com a atuação da Profª Assistente Jislaine Cristina dos Santos e a Profª Colaboradora Artemis Rodrigues Fontana Lorenzetti - que contribui de forma voluntária na formação musical das crianças.

Professores Tiago Barreta, Luciano Manduca, Jislaine Cristina e Irandi Daroz Professores Tiago Barreta, Luciano Manduca, Jislaine Cristina e Irandi Daroz


Evolução

As aulas são totalmente gratuitas e, assim como as atividades da ABDA Projeto Futuro, visam formar bons cidadãos. Na música ou nos esportes, a meta do projeto é mostrar à criança que ela pode se desenvolver e atingir seus objetivos. Prova disso, foi a recente apresentação de mais de 300 alunos que lotou o Anfiteatro Guilhermão da Unesp. O concerto impecável, com tão pouco tempo de estudos impressionou e emocionou o público.

Os pequenos artistas executaram sucessos da música clássica, como Mozart e Vivaldi; canções de pop e rock como ?Despacito? (Luis Fonsi), ?Chuva? (Falamansa), ?Billie Jean? (Michael Jackson), ?Crazy train? (Ozzy Osbourne) e ?Close to you? (The Carpenters); além de grandes clássicos da MPB, como ?O caderno? (Toquinho & Vinícius de Moraes) e ?Garota de Ipanema? (Antônio Carlos Jobim).

A noite ainda teve seu ponto alto com a execução de uma linda homenagem realizada pelo coral de crianças e depois por toda a filarmônica reunida: o ?Hino da ABDA?, canção com música e letra da professora Jislaine.

 

Novidades

Em 2019, a ABDA Filarmônica vai oferecer atividade de Coral Juvenil, aos sábados, das 14h às 17h, para alunos de 13 a 18 anos.

Entre outras novidades para o próximo ano, ainda estão aulas de piano, saxofone, clarinete, flauta transversal, violão e viola caipira. Os detalhes para esses novos cursos, porém, estão sendo definidos.

 

SERVIÇO

As inscrições para as aulas gratuitas da ABDA Filarmônica são feitas na Arena ABDA, na Rua Fábio Geraldo, 3-50, Jardim Terra Branca, em Bauru, levando cópias de CPF, RG e comprovante de residência (dos pais) e de CPF ou RG dos alunos. Mais informações pelo telefone (14) 3202-9259.

 

 
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web