Artilharia ficou com o canhoto húngaro, da ABDA, Botond Szabo
A equipe adulta masculina de polo aquático da ABDA (Associação Bauruense de Desportos Aquáticos) garantiu, neste último final de semana, o vice-campeonato da 1ª Liga Sul-Americana de Clubes.
Para a ABDA, a decisão foi a semifinal, garantindo a 2ª colocação da competição, onde a associação venceu o fortíssimo time de Santa Fé, da Argentina e, em partida emocionante e acirrada, venceu por 7 a 6. O destaque da partida ficou para o Thiago Ferreira, da ABDA, que marcou o último gol.
O campeonato
A primeira partida do Sul-Americano foi contra o GER, da Argentina, onde a ABDA venceu por 11 a 9. No segundo duelo, a ABDA enfrentou o Clube Regatas de Lima, do Peru, e finalizou em 15 a 9 para o time brasileiro. Contra o Iate Clube de Brasília, a ABDA atropelou o adversário por 12 a 5.
As parciais do último jogo, contra o Botafogo, foram de 3-1, 4-2, 4-0, 5-0; com gols de Botond Szabo, José Ribeiro Junior e do centro sérvio Boris Popovic para a ABDA, com placar de 16 a 3 para o Botafogo. A competição foi realizada na piscina do Botafogo, o Mourisco-Mar, e a segunda edição da Liga Sul-Americana, competição da Consanat (Confederação Sul-Americana de Natação) já está marcada para a cidade argentina de Rosário, de 23 a 26 de novembro de 2017.
?A maior conquista da ABDA foi ter vencido os dois grandes times da Argentina, com grandes atletas da seleção olímpica do país. Os nossos atletas jogaram muito unidos e com persistência chegaram a final do campeonato, trazendo para a casa o vice-campeonato?, comemorou Attila Sudár, técnico da ABDA e ex-atleta olímpico da Hungria.
A artilharia da competição foi o canhoto húngaro Botond Szabo, touca nº 10 da ABDA, de 24 anos, campeão júnior em 2007 pela Hungria e autor do gol inicial da associação na partida final.