A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) entrou para a história do Polo Aquático Nacional, com apenas 3 anos de existência, garantiu uma dobradinha inédita para Bauru, conquistando os títulos de Campeão Brasileiro Sub-13 de Polo Aquático Masculino e Feminino.
Essas conquistas marcam o retorno do nome de Bauru a elite do polo aquático e a consolidação da ABDA como uma das principais formadoras de atletas do Brasil.
O Campeonato Brasileiro Sub-13 de Polo Aquático Masculino e Feminino ocorreu na piscina do Bauru Tênis Clube de Campo entre os dias 14 e 17 de Novembro, e contou com a presença de equipes dos clubes Paineiras do Morumby, Esporte Clube Pinheiros, Clube Internacional de Regatas ? Santos, Sesi-SP, Associação Brasileiras Hebraica, Flamengo e ABDA.
A equipe masculina da ABDA iniciou a fase de grupos demonstrando todo seu potencial, vencendo 3 partidas e se classificando em 1º lugar na chave, com vitórias por 23 a 3 contra o Santos, 7 a 3 contra o Paineiras e 11 a 5 contra o Pinheiros.
Na fase semifinal foi a vez da ABDA encontrar novamente o Sesi-SP, equipe que a ABDA derrotou no final de semana anterior na final do Campeonato Paulista, e no jogo a história se repetiu e a ABDA venceu o Sesi-SP por 9 a 5 e garantiu que disputaria a final com o Flamengo.
O jogo final entre ABDA e Flamengo foi uma grande festa, a torcida da ABDA compareceu em grande numero e lotou as arquibancadas da piscina do Bauru Tênis Clube de Campo, torcendo e incentivando a equipe do começo ao fim.
O Flamengo já havia derrotado a ABDA no meio do ano na Copa do Brasil, então desde o inicio da competição o Flamengo era a equipe a ser batida, feito que a ABDA conseguiu com grande autoridade. A ABDA aplicou um verdadeiro nó tático no Flamengo, com uma atuação impecável de sua defesa, que anulou os principais jogadores do Flamengo e abriu caminho para o ataque da ABDA, que foi implacável e não desperdiçou nenhuma chance, o que culminou na vitória da ABDA por 5 a 2.
A equipe da ABDA foi um exemplo de jogo coletivo, funcionando perfeitamente e errando o mínimo possível, o goleiro Luan Barbieri teve uma atuação perfeita, fechou o gol com defesas de altíssimo grau de dificuldade, o que lhe garantiu o titulo de goleiro menos vazado do campeonato, e claro que todo goleiro tem a ajuda de uma grande defesa, e o comandante dessa defesa foi João Vitor Freitas, um verdadeiro craque na marcação, anulou o principal jogador da equipe adversária e ainda foi o autor de um golaço que abriu o placar para a ABDA.
Na marcação Bruno Henrique Sales e Matheus Sato também foram fundamentais, marcando nas pontas e bloqueando a maioria dos ataques. Ítalo Vizacre, Pedro Zwicker e Thigo Ferreira foram as cabeças do ataque da ABDA.
A equipe é treinada por Attila Sudar e Vinicius Marques.
E no feminino os ótimos resultados também vieram, o primeiro jogo da equipe ABDA foi com o Santos, a ABDA deu show no ataque e desestabilizou a equipe de Santos, com uma bela goleada por 29 a 1. No segundo jogo da fase de grupos a ABDA enfrentou o Paineiras, em um jogo mais difícil, mas que a ABDA conseguiu vencer por 11 a 6.
O jogo da final feminina foi novamente contra o Paineiras, que voltou com mais gás e em certos momentos chegou a dificultar para a ABDA, mas no final a ABDA conseguiu garantir a vitória por 10 a 7. Os destaques da equipe feminina foram as atletas Giulia Albino e Letícia Belório, Giulia se sagrou como a goleira menos vazada da competição e Letícia, capitã da equipe da ABDA foi o cérebro do time e comandando o time nessa conquista do titulo de Campeão Brasileiro Sub-13 Feminino.
A equipe é treinada por Carolina Lioni e Caroline Leme.