Logo ABDA

Minidoc Nando está entre selecionados para prêmio internacional “The Clio Awards”

Minidoc Nando está entre selecionados para prêmio internacional “The Clio Awards”
Prêmios Data da publicação15/04/2025

Premiação criada nos EUA reconhece a excelência criativa na publicidade, design e comunicação

O minidocumentário “Nando”, da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) criado pela produtora Hazze, sobre a história do atleta da paranatação Luiz Fernando Antônio Rodrigues, está entre 35 selecionados no shortlist do prêmio internacional “The Clio Awards”.

O shortlist é a lista de finalistas com chance de conquistar ouro, prata ou bronze na premiação, criada em 1959, nos Estados Unidos, voltada a reconhecer a excelência criativa na publicidade, design e comunicação. Com a indicação, o vídeo Nando, e consequentemente a ABDA, serão divulgados internacionalmente e podem até levar a estatueta.

“Este prêmio é concedido pela The Clio Awards Organization, com sede em Nova York, e é considerado um dos mais relevantes e respeitados prêmios da indústria criativa mundial, ao lado de festivais como Cannes Lions e D&AD”, explica Júlia Torres, diretora de produção da Hazze.

O minidoc Nando está na mesma categoria e disputando com trabalhos de marcas e campanhas grandes, como a do Dia das Mães, de O Boticário. O anúncio dos ganhadores deve ser feito em 30 de abril e a premiação acontecerá no dia 13 de maio, em Nova Iorque.

+VEJA MAIS: minidocumentário completo abaixo ou no LINK

Esta é a primeira vez que a produtora Hazze entra no Clio Awards e já com um filme entre os shortlisted na categoria Direção. “As peças são avaliadas por um júri internacional especializado, dividido por áreas de atuação, e os trabalhos são organizados em diversas categorias, como: Film, Design, Digital/Mobile, Experience/Activation, entre outras. Dentro de Film Craft, onde ‘Nando’ foi selecionado, existem subcategorias como Direção, Direção de Fotografia, Edição, Trilha Sonora etc. Os concorrentes variam por ano, mas são centenas de inscrições de agências e produtoras do mundo todo. Ser shortlisted já coloca o trabalho entre os melhores da categoria”, comemora Júlia.

Os vencedores do “The Clio Awards” recebem troféus em ouro, prata e bronze, além do reconhecimento internacional e grande visibilidade no mercado global de publicidade e audiovisual. Para muitos, é um verdadeiro selo de excelência criativa. “Inscrevemos "Nando" primeiramente no Clube de Criação, um dos festivais mais respeitados da publicidade brasileira - e já na estreia, a peça foi selecionada para o Anuário, que destaca os trabalhos mais relevantes do ano. Estar no Anuário não é medalha, mas é selo de excelência: significa que o filme entrou para a seleção oficial do que há de melhor na criatividade nacional. E agora essa surpresa no Clios, que é um prêmio ainda mais concorrido e conceituado”, conta Júlia.

Os vencedores do “The Clio Awards” recebem troféus em ouro, prata e bronze, além do reconhecimento internacional

Conheça a história - Nando conta a história de Luiz Fernando, carinhosamente chamado de Nando, que começou a frequentar a paranatação da ABDA como atividade de apoio ao seu desenvolvimento como pessoa com necessidades especiais (PNE). Hoje, aos 14 anos, Nando é um atleta muito dedicado e colecionador de inúmeras conquistas dentro e fora das piscinas.

O diretor da Hazze, Daniel Retz, conta que a escolha pelo formato de curta-metragem veio naturalmente. “A história pedia tempo, respiro, emoção. Era mais do que um filme publicitário - era um retrato de transformação real. E, mesmo com poucos recursos, conseguimos colocar sensibilidade, escuta e entrega em cada etapa. Ver esse trabalho ser reconhecido agora, primeiro no Anuário do Clube de Criação, e depois no shortlist do Clio Awards, um dos prêmios mais importantes da publicidade mundial, é uma alegria enorme. É um reconhecimento que valida não só a direção, mas toda a intenção por trás do filme: dar visibilidade a histórias que merecem ser contadas”, comemora o diretor.

O minidocumentário mostra a ABDA com uma linguagem diferente, um visual cinematográfico. “Pretendemos que o vídeo saia do meio de quem já conhece a história, de quem já está acostumado com a ABDA. Queremos que o vídeo Nando ganhe um pouco mais de vida, se espalhe mais, que leve essa mensagem para mais pessoas, fazendo com que mais gente conheça a ABDA e, dessa forma, também alcance potenciais patrocinadores que se juntem a nós para ajudar o projeto a seguir com seu intuito de transformar vidas”, explicou Vinícius Marques, coordenador geral da ABDA, à época do lançamento do vídeo, em 2024.

O minicdocumentário Nando está disponível no site da ABDA (https://abdabauru.com.br/nando) e também no canal da entidade no YouTube (https://www.youtube.com/user/ABDABauru).

A ABDA é um projeto sem fins lucrativos mantido pela Zopone Engenharia e Comércio LTDA e apoiado pela Z-Incorporações. A ABDA está certificada junto ao Ministério do Esporte para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o auxílio dos parceiros Confiança Supermercados, Cart, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Equipe durante gravação com Nando na piscina da Arena ABDA

Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2025 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web