Além de ouros no sub-15 e sub-18 masculino e feminino, ABDA ficou com o bronze no sub-15 masculino
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) faturou cinco troféus no 2º Torneio Internacional de polo aquático, competição realizada pela entidade em sua sede, em Bauru (SP), entre os dias 27 de junho e 2 de julho.
As equipes da ABDA foram campeãs nas categorias sub-18 feminino e masculino e sub-15 feminino e masculino. A entidade também conquistou o bronze na categoria sub-15 masculino. Além disso, atletas da ABDA foram eleitos destaques (MVP) da competição: Letícia Lorieto (sub-18 feminino), Patrick Momo Romanholi (sub-18 masculino), Maiah Nascimento (sub-15 feminino) e Vinicius Lauris (sub-15 masculino).
O torneio contou com participação de 36 times de 11 clubes de três países (Brasil, Argentina e Colômbia), incluindo a Seleção Argentina sub-18 masculina, que usou o Torneio como preparação para o Sul-Americano da modalidade. Bauru participou com equipes da ABDA e da Sociedade Hípica de Bauru (SHB), time mantido pela associação.
Campeões sub-18 – No sábado (1/7), foram conhecidos os campeões da categoria sub-18. Na Série Ouro, o time da ABDA, do técnico Marcelo Chagas, conquistou o primeiro lugar masculino ao vencer o Flamengo (10 a 5), que ficou com a segunda colocação.
“Após o Campeonato Brasileiro, no primeiro semestre, onde não tivemos o resultado esperado, mudamos alguns conceitos de treinos e estilo de jogo. Todos aceitaram bem e o time se tornou uma família. A cada jogo fomos melhorando nossa maneira de jogar, ganhando mais confiança a cada partida. Fiquei muito feliz e orgulhoso de todos e o resultado coroou o nosso trabalho. Esperamos melhorar mais ainda para o Brasileiro em outubro e levar mais esse título Brasileiro para ABDA”, afirmou Marcelo Chagas.
O bronze do sub-18 masculino ficou com os colombianos do Antioquia, ao vencerem o time ABDAb (14 a 13), em um jogo muito disputado, onde os atletas da ABDA, que são da categoria sub-16, comandados pelo técnico Alexandre Dezani, lutaram até o final.
Na categoria sub-18 feminino, a ABDA, do técnico Ítalo Figueiredo, conquistou o título ao superar o time SESI Vila Leopoldina (7 a 4). O terceiro lugar foi conquistado pelo Flamengo que venceu Antioquia (15 a 6).
Na Série Prata, a equipe SESI Ribeirão Preto foi campeã no masculino e no feminino.
+VEJA: fotos do 2º Torneio Internacional de polo aquático
Campeões sub-15 – No domingo (2/7), foram conhecidos os campeões da categoria sub-15. No masculino sub-15 Série Ouro, comandado pelo técnico Alexandre Dezani, o time ABDAa foi campeão ao vencer o SESI Vila Leopoldina (12 a 8), que ficou com a prata. “Foi um campeonato muito bom, em todos aspectos. Organização muito boa, ótimo para movimentar os atletas e comissão técnica. Sobre os jogos sub-15, a equipe foi melhorando durante o campeonato e, na final, fez seu melhor jogo na competição”, afirmou Dezani.
Completando o pódio da categoria no masculino, o time ABDAb, do técnico Felipe Moreira, ficou com bronze ao vencer a equipe do Pinheiros (8 a 7). “Foi um campeonato muito satisfatório para os meninos do time ABDAb, pois seis atletas, ou seja, metade da equipe era da categoria sub-14. Então foi muito legal conquistar o terceiro lugar em cima do Pinheiros, passando por grandes times como Flamengo, deixado para trás, na fase de grupos. Os garotos também fizeram jogos disputados contra o primeiro e segundo colocados, que foram ABDAa e SESI Vila, empatando com os dois, nos dois primeiros quartos”, comemorou Felipe Moreira.
Na Série Prata, quem ergueu o troféu de campeão foi o Clube Jundiaiense, ao vencer os argentinos do Clube de Regatas Santa Fé (11 a 10).
Na categoria sub-15 feminino, a equipe ABDA, também comandada pelo técnico Italo Figueiredo, foi campeã ao vencer o time do Pinheiros (8 a 7), que ficou com a prata. “Fiquei muito feliz com o resultado e com o desempenho das 2 equipes (sub-15 e sub-18). Por ser o primeiro ano do feminino no Torneio, foi muito importante dar o ‘start’ com pé direito. Foi muito importante o intercâmbio com outros países, para vermos que estamos no caminho certo. Foram jogos difíceis, às vezes fazendo quatro jogos por dia, bem exaustivo, porém com resultado positivo no final”, avaliou Italo Figueiredo.
O terceiro lugar do sub-15 feminino ficou com a equipe SESI Vila Leopoldina que ganhou do Tijuca (4 a 1). Esta categoria não teve Série Prata.
Calendário de eventos - O Torneio Internacional, que contou com apoio da Unimed Bauru, faz parte do calendário de eventos da Arena ABDA. Neste ano, o local ainda será palco, entre 13 e 17 de dezembro, da 4ª edição do HaBaWaBa Brasil, maior competição de polo aquático infantil do mundo. A competição será realizada nas categorias sub-10 e sub-13. Os times já podem se inscrever pelo aplicativo HaBaWaBa Brasil, disponível gratuitamente para download nas lojas de app.
A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Lupo, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).