Competição com 36 times de 3 países será nas categorias sub-15 e sub-18 masculino e feminino
De 27 de junho a 2 de julho, a Arena da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) será sede do 2º Torneio Internacional de polo aquático. A competição realizada pela própria ABDA visa o fomento da modalidade no continente e contará, neste ano com partidas nas categorias sub-15 masculino e feminino e sub-18 masculino e feminino.
Ao todo, serão 36 times de 12 agremiações de três países no Torneio, mais a participação da Seleção Masculina sub-18 da Argentina.
Na categoria sub-15 feminino, estarão na disputa dois times da ABDA, Tijuca, Pinheiros, SESI Vila Leopoldina e SESI Ribeirão.
Na categoria sub-15 masculino, dois times da ABDA, Sociedade Hípica de Bauru (SHB), clube Santa Fé (Argentina), CPA Medellin, (Colômbia), Clube Internacional de Regatas (Santos), SESI Vila Leopoldina, SESI Jundiaí, SESI Ribeirão, Clube Jundiaiense, Flamengo, Pinheiros, Paulistano e SESI Santo André.
Na categoria sub-18 feminino, jogam dois times ABDA, SESI Vila Leopoldina, SESI Ribeirão, Flamengo, clube Antioquia (Colômbia) e Tijuca.
Na categoria sub-18 masculino, disputam dois times da ABDA, SESI Vila Leopoldina, SESI Ribeirão, SESI Jundiaí, Antioquia (Colômbia), Flamengo, Pinheiros e a Seleção masculina da Argentina.
O Torneio terá disputa nas séries Ouro e Prata em três categorias. Com premiação para também para destaques individuais da competição MVP.
Em abril, a Arena ABDA foi palco do Campeonato Pan-Americano de polo aquático. As competições contribuem para tornar Bauru um centro de excelência no desenvolvimento da modalidade no interior do Brasil, além de alavancar a economia local.
Proposta de layout da premiação que será em metal e MDF, confeccionada pela Invcita Premiações
HaBaWaBa Brasil 2023 - A ABDA prepara também a quarta edição do HaBaWaBa Brasil, versão latino-americana do maior festival de polo aquático infantil do mundo, criado na Itália pela Waterpolo Development (WPD), que chancela o evento no Brasil.
Como nos anos anteriores, o festival será realizado na Arena ABDA, um dos melhores complexos desportivos da América Latina, localizado na cidade de Bauru, interior de São Paulo. O torneio ocorrerá de 13 a 17 de dezembro, em duas categorias, com equipes mistas, formadas por atletas (meninos e meninas) com idade máxima de 10 anos (sub-10) e de 13 anos (sub-13).
O HaBaWaBa Brasil vem crescendo a cada edição. Em 2020, no primeiro ano do evento, mesmo com o desafio da pandemia, 14 equipes participaram do festival. Em 2021, foram 25 times de 11 clubes de vários Estados do Brasil. Em 2022, o HaBaWaBa Brasil reuniu 11 times na categoria sub-10 e 40 times na categoria sub-13, com a participação de um time do Chile. Para este ano, a Comissão Organizadora espera ampliar ainda mais as participações e contar com presença de outros times do Exterior.
A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Isa Cteep, Lupo, Gasbrasiliano, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Foto: Em abril, a ABDA sediou o Campeonato Pan-Americano em Bauru