Time ABDA ficou com o ouro, ABDAb com a prata e equipe da Hípica com o bronze
Os times da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) dominaram as finais do Campeonato Paulista Sub-16 masculino e ABDA fechou o pódio, neste domingo (19/11), na Arena ABDA, em Bauru (SP).
Os playoffs da competição organizada pela Federação Aquática Paulista (FAP) foram realizados de sexta-feira a domingo. Na sexta, pelas quartas de final, o time ABDAb venceu o Clube Athletico Paulistano (CAP) por 22 a 7 e o time da Sociedade Hípica de Bauru (SHB), equipe mantida pela ABDA, venceu o Esporte Clube Pinheiros por 16 a 6.
No sábado, a ABDA venceu o confronto com a Hípica, na semifinal, por 12 a 10. Na outra semifinal, ABDAb venceu o Clube Paineiras do Morumby (CPM) por 11 a 8.
No domingo, a disputa do bronze foi entre Hípica e Paineiras, com vitória bauruense por 12 a 5. A grande final do Paulista Sub-16 ficou com duas equipes da casa. O confronto entre ABDA e ABDAb, equipe formada por atletas da categoria sub-14, terminou com placar de 15 a 10, conferindo o título para a ABDA e a medalha de prata para a ABDAb.
Alexandre Dezani, técnica da equipe campeã da ABDA fez uma avaliação da temporada. “A competição foi perfeita para as equipes da ABDA. Ficamos com as três primeiras colocações. Sobre a minha equipe, a ABDA, fechamos uma temporada perfeita com cinco títulos e nenhuma derrota, uma geração que vai ajudar muito o polo aquático brasileiro”, aposta o treinador.
Time ABDAb, formado por atletas da categoria sub-14, evoluiu muito e conquistou a prata no campeonato sub-16
Emerson Martins, técnico do time ABDAb comemorou a evolução da equipe. “Para o time ABDAb foi muita boa a experiência, uma vez que nossa equipe é composta por atletas todos de 14 anos e o campeonato era da categoria sub-16. Foi um vice-campeonato inédito. Os meninos evoluíram mais um pouco na consciência de jogo, isso foi muito bom, principalmente pensando que eles têm mais dois anos na categoria”, avaliou o técnico.
Entre os atletas que receberam premiação de destaque da competição, estão Lucas Viera (ABDA) que foi o goleiro menos vazado e José Carlos Marques Fernandes (ABDAb), artilheiro do campeonato.
José Carlos Marques Fernandes (ABDAb) foi artilheiro do campeonato e Lucas Viera (ABDA), goleiro menos vazado
Felipe Moreira, técnico do time da Hípica, também avaliou o campeonato. “Para descrever esse final de semana em uma palavra, seria HISTÓRICO, após um Campeonato Brasileiro ótimo, os meninos da Hípica fizeram ótimos jogos nos playoffs do Paulista ganhando de 16 a 6 do ECP, fazendo um jogo de encher os olhos contra a fortíssima ABDA, na semifinal 12-10 e, na disputa de 3º, domínio total para conseguir a medalha. Hoje, podemos afirmar que temos uma geração de ouro na mão”, comemorou.
A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Lupo, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Time da Hípica conquistou a terceira colocação no campeonato, fechando o pódio para as equipes de Bauru
Foto principal: Time ABDA, campeão paulista sub-14 masculino de 2023