Logo ABDA

Com atletas da ABDA, seleção brasileira sub-19 é campeã do Pan de Indianápolis

Com atletas da ABDA, seleção brasileira sub-19 é campeã do Pan de Indianápolis
Polo Aquático Data da publicação18/07/2022

Brasil superou EUA nos pênaltis e conquistou o bicampeonato da competição; feminino foi bronze

Os 13 atletas masculinos e femininos da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) terminaram sua participação pela seleção brasileira no Pan-Americano Sub-19 de polo aquático, em Indianápolis, nos Estados Unidos, com a conquista do título de bicampeão masculino e medalha de bronze no feminino.

Após cinco jogos, com quatro vitórias e uma derrota, a seleção brasileira masculina sub-19 de polo aquático levou o título do Pan ao venceu a equipe dos Estados Unidos, por 13 a 10, em uma final eletrizante. A conquista rendeu o bicampeonato masculino ao Brasil que já havia vencido a competição em 2018, em Tampa (Flórida).

O elenco brasileiro comandado pelo técnico Thiago Batista empatou em 9 a 9 no tempo regulamentar, mas, nos pênaltis, o goleiro Diogo Checchinato fez duas defesas, garantiu o ouro e acabou foi eleito o melhor do campeonato.

Os atletas da ABDA que compunham a seleção brasileira eram Diego Ribeiro Bueno de Paula, Eduardo Cintra de Paula, João Vitor Albieri Caumo, Olivar Attila Sudar, Jhonatan Previlatto Rodrigues e Paulo Ricardo Cruz de Oliveira.

Seleção masculina campeã tinha 6 atletas da ABDA e o treinador assistente Alexandre Dezani

A seleção brasileira havia perdido na fase de grupos para os norte-americanos por 14 a 10. Já na decisão, a seleção soube administrar o resultado para levar a medalha de ouro.

Os brasileiros chegaram à final contra os EUA após vencer Canadá (21 a 8), Porto Rico (29 a 5) e Argentina (18 a 7). “Foi um jogo grande do Brasil! Os meninos e comissão técnica superaram todas as adversidades! A arbitragem não estava em um dia bom. A equipe treinou muito no Brasil e mostrou sua força nos momentos difíceis da partida. Estou orgulhoso e parabenizo todos do elenco, staff, técnicos e torcida!”, disse Alexandre Zwicker, Presidente da PAB e dirigente da CBDA.

Alexandre Dezani, técnico da ABDA e treinador assistente da seleção, comemorou a vitória e a boa participação dos atletas da ABDA na competição. “Os atletas da ABDA foram nota 10, tiveram ótima postura durante a competição. No masculino, o destaque da ABDA foi Eduardo Cintra, que durante todos os jogos se apresentou muito bem e, na final, chamou a responsabilidade. No feminino, destaque para Luana que foi artilheira da competição”, pontuou o técnico.

A seleção brasileira feminina, que tinha 8 atletas da ABDA, ficou com o 3º lugar no Pan

Seleção feminina é bronze – A seleção brasileira feminina também garantiram lugar no pódio do Pan-Americano Sub-19. O time comandado pelo técnico Rafael Hall superou a Argentina por 18 a 9 na disputa do bronze. Na campanha do Pan, o Brasil venceu Chile (24 a 2), Argentina (18 a 10) e perdeu para o Canadá (7 a 15).

A atleta da ABDA Luana Gabrielle de Souza Bonetti foi a artilheira do Pan-Americano Sub-19 com 21 gols marcados na competição. Além de Luana Bonetti, compunha a seleção brasileira feminina as atletas da ABDA Débora Regina Silva, Karen de Miranda da Silva, Lauana Vitória dos Santos Basílio, Lauryen Consolmagno Gambaro Rodrigues, Letícia Lorieto Silva e Stefany Vitória Pinheiro Azevedo.

“Estamos orgulhosos do Brasil. As jogadoras foram empenhadas e se dedicaram antes e durante do Pan-Americano. A medalha de bronze foi importante para continuarmos a evoluir e trabalhar o polo feminino”, finalizou Rafael Hall, técnico da seleção brasileira feminina.

"Seleção ABDA" no Pan Sub-19: 13 atletas mais o treinador assistente

 

Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2022 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções TI