Com 14 integrantes da ABDA, seleção brasileira registra excelente performance na competição
O Campeonato Pan-Americano de polo aquático segue até sábado (8/4) na Arena da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), em Bauru (SP). O evento organizadas pela ABDA em conjunto com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a Pan Am Aquatics é realizado nas categorias sub-17 e adulto, ambas nos naipes masculino e feminino.
São nove países na disputa, maioria com equipes nas duas categorias: Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Venezuela, Peru, Chile e Colômbia. A competição vale vaga para Mundiais de polo aquático. Doze atletas e dois técnicos da ABDA estão entre os convocados para compor a delegação brasileira.
Ontem (4/4), ainda na fase classificatória, no Pan Sub-17 feminino, os EUA bateram a Colômbia( 23 a 4); a Argentina venceu o México (13 a 12). No Adulto feminino, Brasil perdeu para o Canadá (16 a 12); Argentina venceu o Peru (13 a 6). Pelo Sub-17 masculino, vitória da Argentina sobre a Colômbia (9 a 5); Canadá derrotou o México (22 a 2); EUA bateu Chile (20 a 2); Brasil ganhou da Venezuela (23 a 2). No Adulto masculino, vitória da Argentina sobre o Canadá (13 a 12), fechando o dia de jogos.
Hoje (5/4), se enfrentaram pelo Sub-17 Feminino, Canadá e Argentina (16 a 7), EUA e Chile (24 a 1), Brasil e Colômbia (24 a 8). No Adulto feminino, jogaram Argentina e Brasil (8 a 9) em uma partida muito disputada com vitória brasileira, Peru e Canadá (2 a 26). Pelo Sub-17 masculino, os confrontos foram México e Argentina (3 a 24), Canadá e Colômbia (12 a 9), Venezuela e Chile (6 a 7), Brasil e EUA (9 a 15), em jogo tenso. No Adulto masculino, embalada pela torcida, a seleção brasileira venceu a Argentina por 12 a 9, encerrando os jogos do dia.
+LEIA MAIS: Confira os resultados dos dois primeiros dias de jogos do Pan-Americano
+LEIA MAIS: Confira todas informações sobre a competição e calendário de jogos
Sub-17 – Ratificando sua força nas categorias de base, a ABDA teve oito atletas convocados pela CBDA para a seleção brasileira sub-17, sendo cinco femininos e três masculinos. Os convocados foram: Indayara Rosa, Karen de Miranda da Silva, Lauana Vitória dos Santos Basílio, Maiah Nascimento, Nicolle Caroline da Cruz, Fernando Raul dos Santos Gomes, Leonardo Rocha R. Marinho e Rafael Nunes Dantas.
+VEJA FOTOS: do Pan-Americano Sub-17 masculino e feminino na GALERIA
Também foram convocados da ABDA para a comissão técnica da seleção brasileira Alexandre Dezani, como treinador da equipe masculina, e Vinicius Garcia Gomes, para preparador físico também do time masculino.
Adulto - No time adulto feminino do Brasil, estão as atletas da ABDA Isabela Mendes de Souza, Kemily Ferreira Leão, Letícia Gomes dos Santos Belorio e Luana Gabrielle de Souza Bonetti. A ABDA não terá representantes no time adulto masculino.
+VEJA FOTOS: do Pan-Americano Adulto masculino e feminino na GALERIA
O Pan-Americano em Bauru conta com a presença de atletas da seleção brasileira de polo aquático que participaram das Olímpiadas Rio 2016. Rudá Franco, Gustavo Guimarães (Grummy), Bernardo Braga, Diana Abla, Gabriela Mantellato, Izabella Chiappini, Roberto Chiappini (auxiliar técnico) e Ives González, que atuou como atleta na Olimpiada e no Pan está como auxiliar.
A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Isa Cteep, Lupo, Gasbrasiliano, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Legenda: Kemily Leão, atleta da ABDA convocada para a seleção brasileira adulta feminina no ataque contra a Argentina - Crédito: Luiza Moraes/PAB