Bauru receberá Panam Aquatics Water Polo e o Campeonato Pan-Americano sub-17
A Arena da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), no interior do Estado de São Paulo, vai ser sede de duas importantes competições internacionais de polo aquático em 2023. O Panam Aquatics Water Polo e o Campeonato Pan-Americano sub-17 têm previsão de serem realizados entre os dias 2 e 8 de abril.
O Panam Aquatics Water Polo será disputado pela categoria adulta e é seletiva para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka, no Japão, em 2023.
Já o Campeonato Pan-Americano sub-17 de Polo Aquático será seletiva para o Campeonato Mundial sub-18, de 2024, ainda sem data e local definidos.
É a primeira vez que o Interior de São Paulo recebe eventos do polo aquático dessa grandeza. “Nos sentimos honrados e prestigiados em sediar estas importantes competições. Já estamos nos preparando para receber com organização impecável e muito carinho todas as equipes participantes”, afirmou Claudio Zopone, criador e mantenedor da ABDA.
“Para o polo aquático nacional é de extrema importância sermos sede de competições internacionais. A cidade de Bauru que irá receber a competição tem um parque aquático muito bom para a competição e nível internacional. Serão grandes jogos com muita emoção com certeza”, disse Alexandre Zwicker, diretor de polo aquático da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
O Brasil foi sede da Copa UANA de Polo Aquático (antigo nomenclatura da Panam Aquatics), em 2019, quando se tornou campeão da competição vencendo potências como Estados Unidos e Canadá. Na ocasião, o Brasil garantiu vaga no Campeonato Mundial de Gwangju, na Coréia do Sul.
A Arena ABDA já foi sede de outras competições internacionais de polo aquático, como o Campeonato Sul-Americano Sub-16, em 2018; Torneio Internacional, em 2021; e o festival HaBaWaBa Brasil, realizado anualmente em Bauru desde 2020. Além disso, diversas seleções estrangeiras treinaram na Arena ABDA, entre elas as da Hungria, Argentina e Peru.
A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Isa Cteep, Lupo, Gasbrasiliano, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Foto principal: Arena ABDA - crédito: Donato Fidelis