Em outro desafio, na Liga Nacional, time feminino ficou com bronze e masculino na 4º colocação
As equipes de polo aquático da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) tiveram dois desafios no último fim de semana. Em São Paulo (SP), o time feminino da ABDA formado pelas atletas mais jovens da equipe disputou, de 7 a 10 de dezembro, o Campeonato Sul-Americano de Clubes, promovido e organizado pelo SESI com chancelas da Confederação Sul-Americana de Natação (Consanat) e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). No Rio de Janeiros (RJ), os times masculino e feminino adultos disputaram os playoffs da Liga Nacional, competição organizada pela Liga Polo Aquático Brasil (PAB).
Campeonato Sul-Americano – O time feminino da ABDA jogou a final do Campeonato Sul-Americano contra o SESI, no domingo (10/12). O placar final foi 17 a 5 para o time do SESI. Os gols da ABDA foram marcados por Kelbia Oliveira (1), Luana Fortes (2) e Lauryen Consolmagno (2).
O técnico Italo Figueiredo, que acompanhou o time com João Carlos de Mattos e Ana Luiza Cruz na comissão técnica, analisou a participação da equipe na competição. “Foi um campeonato muito bom. A ABDA participou com uma equipe mais nova, com uma base sub-15, e ainda conseguimos ficar em segundo lugar em Sul-Americano de Clubes, jogando contra times muitos mais experientes, por se tratar de um campeonato adulto. A experiência foi muito positiva, para fechar bem o ano de 2023”, comemorou Italo.
Time adulto feminino conquistou a medalha de bronze na Liga Nacional 2023
Liga Nacional – Na disputa da Liga Nacional, estavam os times principais da ABDA. No feminino, a ABDA terminou no terceiro lugar da competição após perder a semifinal para o time do Esporte Clube Pinheiros (ECP), por 10 a 8. Os gols da ABDA foram marcados pelas atletas Debora Silva (1), Stefany Azevedo (1), Kemily Leão (1), Letícia Belorio (1), Karen Miranda (1), Luana Bonetti (2) e Mylla Bruzzo (1). O Pinheiros ficou com o ouro e o Flamengo com a prata da competição.
No masculino, a ABDA deixou escapar o bronze na partida contra o Pinheiros. Apesar do jogo equilibrado, o placar final ficou em 11 a 10 para o time da capital. Os gols da ABDA foram marcados por Danilo Puls (5), Eduardo Cintra (2), Felipe Lacerda (2) e Lucas Borges (1).
A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Lupo, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).