Prazo final é 6 de outubro, mas times inscritos até 1 de setembro terão desconto, torneio será de 13 a 17 de dezembro
Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) abriu as inscrições para a quarta edição do HaBaWaBa Brasil, versão latino-americana do maior festival de polo aquático infantil do mundo, criado na Itália pela Waterpolo Development (WPD), que chancela o evento no Brasil.
Como nos anos anteriores, o festival será realizado na Arena ABDA, um dos melhores complexos desportivos da América Latina, localizado na cidade de Bauru, interior de São Paulo. O torneio ocorrerá de 13 a 17 de dezembro, em duas categorias, com equipes mistas, formadas por atletas (meninos e meninas) com idade máxima de 10 anos (sub-10) e de 13 anos (sub-13).
Inscrições pelo aplicativo - A partir deste ano, as inscrições passam a serem feitas por meio do aplicativo HaBaWaBa Brasil, disponível para download gratuito para IOS e Android nas lojas de aplicativos (https://www.sys3sistemas.com.br/habawaba).
O dispositivo desenvolvido pela empresa bauruense Sys3 Sistemas foi utilizado em 2022 para acompanhar em tempo real os jogos do torneio, visualizar resultados e demais informações das equipes. Agora, o aplicativo também promete facilitar o procedimento de inscrição dos times.
Até o dia 1 de setembro é possível fazer a inscrição com desconto, sendo 500 dólares por time. A partir do dia 2 de setembro até 6 de outubro de 2023, quando se encerra o período de inscrições, o valor da taxa por time passa a ser o preço cheio de 810 dólares.
A taxa de inscrição contempla os custos com o kit atleta que todos do time recebem (camiseta, sacola, boné, tatuagem temporária, pulseiras de silicone, brinde especial, credencial e itens de papelaria), além dos gastos com a premiação e sinalização do evento.
No dia 9 de outubro, a organização informará o número total de equipes inscritas em cada categoria e, no dia 23 de outubro, serão divulgados os grupos. A tabela de jogos do Festival será divulgada no dia 20 de novembro.
Em crescimento - O HaBaWaBa Brasil vem crescendo a cada edição. Em 2020, no primeiro ano do evento, mesmo com o desafio da pandemia, 14 equipes participaram do festival. Em 2021, foram 25 times de 11 clubes de vários Estados do Brasil.
Em 2022, o HaBaWaBa Brasil reuniu 11 times na categoria sub-10 e 40 times na categoria sub-13, com a participação de um time do Chile. Para este ano, a Comissão Organizadora espera ampliar ainda mais as participações e contar com presença de outros times do Exterior.
O HaBaWaBa Brasil oferece, além dos jogos de polo aquático, clínicas com atividades extras para os atletas e workshops para os técnicos. As equipes também poderão usufruir de recreação no contraturno dos jogos, mediante agendamento. Todas as atividades estão sendo planejadas e em breve serão divulgadas com mais detalhes.
Arbitragem - A arbitragem do festival, seguindo a filosofia do HaBaWaBa pelo mundo, será mais uma vez realizada totalmente por voluntários. Atletas, técnicos, professores e profissionais interessados deverão enviar e-mail para a organizadora Janaina Parra Grossi (janainawp@hotmail.com), contendo nome completo, data de nascimento, entidade desportiva a qual está vinculado e telefone para contato. Além disso, no e-mail, também deve ser informado se deseja participar como árbitro ou integrar a mesa de arbitragem e confirmar possibilidade de participar do Curso Básico de Arbitragem que será ministrado pela organização nos dias que antecedem o festival, na Arena ABDA.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail contato@habawababrasil.com.br.
A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Lupo, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).