Duplo título do torneio de polo aquático reafirma hegemonia nas categorias de base no país
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) conquistou duplo título de campeão, jogando em casa, neste fim de semana, a Copa Sub-16 de polo aquático masculino e feminino. A competição organizada pela Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) reuniu times de dez clubes do Brasil, de quarta-feira (25/9) a sábado (28/9), sendo 10 times no masculino e 5 times no feminino.
Na quarta-feira (25/9), pela fase classificatória, no masculino, a ABDA venceu o Flamengo (15 a 9) e o São Paulo (24 a 4). No feminino, a ABDA venceu o Pinheiros (16 a 9).
Na quinta-feira (26/9), também pela fase classificatória, no masculino, vitória da ABDA sobre o Paulistano (19 a 10) e, no feminino, as meninas venceram o SESI (11 a 6) e o Flamengo (17 a 8).
Na sexta-feira, o time masculino da ABDA venceu o Clube Jundiaiense (16 a 3), ainda na fase classificatória. O time feminino da ABDA voltou a vencer o Flamengo (9 a 8), em jogo da semifinal.
No sábado, o time masculino da ABDA passou pela semifinal ao vencer o Paineiras (8 a 5) e sagrou-se campeão, no último jogo da noite, com vitória sobre o SESI (14 a 9). A final do torneio feminino foi entre ABDA e SESI, com vitória das atletas bauruenses (5 a 4).
O duplo título da Copa Sub-16 reafirma a hegemonia da ABDA nas categorias de base do polo aquático no país. Os técnicos dos dois times comentaram a participação no campeonato.
“Foi um campeonato perfeito, jogamos bem desde o primeiro jogo até chegando na final com uma grande apresentação, numa final que estava com uma atmosfera ótima, um grande público, uma grande festa. Parabéns a todos envolvidos”, resumiu Alexandre Dezani, treinador do time masculino.
“A Copa foi um campeonato difícil, equilibrado. Tivemos alguns problemas, porém as meninas se superaram, evoluíram muito em todos os aspectos (físico, técnico tático e psicológico) e entenderam como é a nosso sistema de jogo. Estou muito feliz com o resultado e a performance que elas apresentaram, assim como toda a comissão técnica e a equipe multidisciplinar que nos dá o suporte”, comemorou Marcelo Chagas, treinador do time feminino.
+ VEJA MAIS: fotos da Copa Sub-16 na GALERIA
Destaques – Atletas da ABDA figuraram como destaques da Copa Sub-16. Victor Hugo Mendes foi goleiro menos vazado; Danilo Santos Martins foi MVP; e Evellyn Santos, goleira menos vazada.
Na Seleção do Campeonato, figuraram, no masculino, os atletas José Carlos Marques e Danilo Santos Martins. No feminino, as atletas Marianny Santana e Lyvia Vaz.
A ABDA é um projeto sem fins lucrativos mantido pela Zopone Engenharia e Comércio LTDA e apoiado pela Z-Incorporações. A ABDA está certificada junto ao Ministério do Esporte para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o auxílio dos parceiros Confiança Supermercados, Cart, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).