Dupla vitória fecha semestre promissor de conquistas nacionais da entidade na base
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) terminou sua participação no Campeonato Brasileiro Sub-16 de polo aquático, no sábado (19/11), em São Paulo (SP), com dupla vitória, no masculino e feminino, ratificando sua força nas categorias de base da modalidade no âmbito nacional.
Neste segundo semestre de 2022, a entidade já havia conquistado o título de campeão masculino e feminino brasileiro Sub-20, campeão masculino e vice-campeão feminino Sub-18 e, no Sub-14, a ABDA foi vice-campeã masculino e campeã feminino. O time da Sociedade Hípica de Bauru (SHB), equipe mantida pela ABDA, ficou com a 3ª colocação no Brasileiro Sub-14.
No Campeonato Brasileiro Sub-16, competição organizada pela Liga Polo Aquático Brasil (PAB), que terminou neste fim de semana, os times feminino e masculino da ABDA conquistaram os títulos de campeões após excelentes campanhas durante o torneio, disputado na piscina do Clube Athlético Paulistano.
Feminino - Pelo Campeonato Brasileiro Sub-16 feminino, na fase classificatória, a ABDA venceu Flamengo (17 a 11), perdeu para SESI-SP (6 a 7) e ganhou do Pinheiros (16 a 2). Na semifinal, ABDA venceu Flamengo (14 a 8) e, no jogo da final, superou a equipe do SESI-SP em 7 a 5, conquistando o título.
A atleta Karen de Miranda da Silva foi artilheira do campeonato e Maiah Nascimento foi MVP. O time do Flamengo ficou com a terceira colocação do torneio.
O treinador Italo Figueiredo comentou a conquista de seu primeiro título brasileiro como técnico. “Para mim, foi sensacional. Não somente pela conquista em si, mas pela evolução das meninas. Apesar de ser o meu primeiro título como técnico, acho que ainda não caiu a ficha. Mas, foi muito emocionante”, resumiu.
Masculino - Pelo Campeonato Brasileiro Sub-16 masculino, na fase classificatória, ABDA perdeu para SESI-RP (10 a 8) e ganhou do Clube Jundiaiense (21 a 2).
Nas quartas de final, ABDA empatou com Paulistano no tempo regulamentar e venceu a partida nos pênaltis (10 a 9). Na semifinal, venceu o Flamengo (12 a 9) e, na final ganhou do SESI-RP por 10 a 8. O goleiro da ABDA Rafael Dantas foi escolhido MVP do torneio. O terceiro lugar da competição ficou com o time SESI-SP.
“Foi um campeonato muito complicado, desde a estreia. Caímos em um grupo difícil, perdemos na estreia e tivemos que cruzar nas quartas contra um time muito forte, o Paulistano, que trouxe um reforço norte-americano. Ganhamos nos pênaltis. Depois disso, o time pegou confiança e venceu com mérito a semi e a final em uma revanche contra o SESI”, comentou o técnico Alexandre Dezani.
Destaques da competição: Rafael Dantas (MVP), Karen de Miranda (artilheira) e Maiah Nascimento (MVP)
O time da Sociedade Hípica de Bauru (SHB) terminou a competição na 7ª colocação entre os 12 times participantes no masculino, ao vencer o SESI Jundiaí (6 a 4).
Próximo desafio – O próximo desafio da equipe de polo aquático da ABDA é a fase classificatória da Liga Nacional 2022-2023 masculina e feminina, competição da categoria adulta, que ocorre de hoje a domingo (27/11), em São Paulo.
ABDA NO CAMPEONATO BRASILEIRO – SEGUNDA TEMPORADA 2022:
SUB-14
MASCULINO
2° lugar - ABDA
3° lugar - SHB
FEMININO
1° lugar ABDA
SUB-16
MASCULINO
1° ABDA
FEMININO
1° ABDA
SUB-18
MASCULINO
1° ABDA
FEMININO
2° ABDA
SUB-20
MASCULINO
1° ABDA
FEMININO
1° ABDA
A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Isa Cteep, Lupo, Gasbrasiliano, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).