Luiz Fernando e Cadu Lanças participarão da Semana de Treinamento da Seleção Nacional - Classe Baixa
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) teve o atleta de paranatação Luiz Fernando Antônio Rodrigues (Nando) e o técnico Carlos Eduardo Lemos Pires Lanças (Cadu Lanças) convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para a Semana de Treinamento da Seleção Nacional - Classe Baixa - Natação 2025, que acontecerá de 9 a 15 de novembro, na cidade de São Paulo (SP).
A atividade reunirá os principais nomes da natação paralímpica do Brasil das classes baixas, que englobam atletas com maior comprometimento físico-motor, com o objetivo de promover integração, desenvolvimento técnico e acompanhamento de desempenho por parte da comissão técnica do CPB.
Para a ABDA, a convocação de atleta e treinador reforça o trabalho de excelência desenvolvido pela entidade na formação de paratletas e na consolidação de Bauru como entidade de destaque no paradesporto no interior paulista.
Histórico de convocações - A presença de Nando e do técnico Cadu Lanças em atividades da seleção nacional não é novidade. O atleta Nando, da classe S5, vem se destacando nas competições estaduais e nacionais.
Esta é a primeira carta-convite que Nando recebe para participar de uma Semana de Treinamento da Seleção Brasileira, um marco importante na carreira do atleta de apenas 14 anos. Antes disso, ele já havia se destacado ao participar da 2ª edição do Camping Escolar Paralímpico, projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) voltado à descoberta e formação de novos talentos do paradesporto nacional.
Nando também foi personagem principal de um minidocumentário produzido pela ABDA. O minidoc Nando conta a história do atleta da paranatação e conquistou em abril deste ano a estatueta de bronze no prêmio internacional “The Clio Awards”.
O técnico Cadu Lanças, por sua vez, vem acumulando participações em treinamentos e projetos nacionais da natação paralímpica. Em 2025, participou três vezes da Semana de Treinamento e foi convocado para fazer parte da delegação brasileira no Para Swimming Word Series Barcelona. Em agosto de 2024, compôs a comissão técnica temporária, responsável pelos treinamentos dos grupos de atletas que ficaram no Centro Paralímpico, durante o período dos Jogos Olímpicos em Paris, em substituição aos técnicos convocados.
Em 2023 e 2022, Cadu Lanças também integrou a equipe técnica em outras edições da Semana de Treinamento da Seleção de Jovens de Paranatação, ao lado de outros atletas da ABDA.
A ABDA mantém uma das mais estruturadas equipes de paranatação do Brasil, com resultados expressivos em campeonatos estaduais e nacionais. O trabalho tem revelado novos talentos e garantido convocações frequentes de atletas da instituição para projetos e seleções do CPB.
A ABDA é um projeto sem fins lucrativos mantido pela Zopone Engenharia e Comércio LTDA e apoiado pela Z-Incorporações. A ABDA está certificada junto ao Ministério do Esporte para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o auxílio dos parceiros Confiança Supermercados, Cart, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
