Equipe conquistou 4 ouros, 10 pratas e 9 bronzes, com quebras de recordes e índices para torneio absoluto
A equipe de natação da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) conquistou mais uma marca histórica em sua trajetória durante o Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Inverno - Troféu Salvador Granieri Sobrinho, realizado de 12 a 14 de agosto, na piscina de 25 metros do Clube Internacional de Regatas, em Santos (SP).
A competição organizada pela Federação Aquática Paulista (FAP) fechou a temporada de inverno de eventos da natação em 2022 e contou com 378 atletas inscritos de 48 entidades. A ABDA participou com 20 atletas, que conquistaram 4 medalhas de ouro, 10 de prata e 9 de bronze, totalizando 23 pódios, além de ter registrado 35 melhores marcas pessoais.
As medalhas de ouro foram conquistadas pelos atletas Brian Aguiar (100m e 200m borboleta), Sophia Coleta (1.500m livre) e Júlia Pimentel (200m peito).
Com as conquistas, a ABDA finalizou a competição como 4º colocado geral na categoria júnior 1 e 5º colocado geral categoria Júnior 2.
Brian Aguiar bateu dois recordes de campeonato: nos 100m borboleta (foto) e 200m borboleta
Recordes e índices - O grande destaque da ABDA na competição foi o atleta Brian Vitor Camargo de Aguiar que bateu dois recordes de campeonato: nos 100m borboleta (tempo de 52seg44) e 200m borboleta (tempo de 1min57seg51).
Outra marca importante da ABDA foi a conquista de índice de campeonato absoluto por mais três atletas. Luigi Muzzareli, Julia Pimentel e Gabriel Bozzolo agora também integram a lista dos atletas com índice para participar do Troféu José Finkel, torneio absoluto que será realizado entre 13 e 17 de setembro, em Recife (PE). Ao todo, a ABDA terá 13 atletas na competição, organizada pela Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA). São eles: Brian Aguiar, Yuri Cabral, Gustavo Matos, Felipe Pintucci, Luigi Muzzareli, Tomas Edson Rios, João Manoel Silva, João Nunes, Gabriel Bozzolo, Sophia Coleta, Roberta Bastos, Valentina Mancera e Julia Fernandes Pimentel.
Yuri Horta, técnico responsável pela natação da ABDA, destacou o caráter coletivo das conquistas e a importância de todo corpo técnico e profissionais envolvidos no processo. “Destaco na competição o trabalho em equipe desses atletas. Todos participando de uma maneira íntegra. Estamos criando um time de campeonatos absolutos, é um marco muito importante para a entidade. Destaco também o corpo técnico, extremamente importante no processo para que isso tudo acontecesse, uma linha de trabalho muito bem executada”, pontuou.
A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Isa Cteep, Lupo, Gasbrasiliano, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).