Lorenzo Zambianco venceu com tempo de 5min05seg19; ABDA teve mais 9 finalistas no segundo dia
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) contabilizou mais uma medalha de ouro no segundo dia do Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Inverno - Troféu Ruben Dinard de Araújo, realizado na Arena ABDA até sábado (17/6).
A competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA) com apoio da Federação Aquática Paulista (FAP) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) reúne, ao todo, 675 atletas inscritos de 104 entidades na disputa das provas. A ABDA compete com 25 atletas. A categoria infantil contempla atletas de 13 e 14 anos e é considerada o celeiro de talentos da natação e movimenta a economia local.
Ontem (14/6), a ABDA emplacou 10 atletas nas finais (8 em final A e 2 em final B) e ainda disputou uma prova de revezamento. A estrela do dia da ABDA foi Lorenzo Zambianco Lopes, campeão brasileiro dos 400m medley infantil 1, com tempo de 5min05seg19, seis segundos à frente do segundo colocado. Na mesma prova, a ABDA tinha ainda o atleta Lucas Lopes Queiroz, que terminou na 7ª colocação.
É a primeira medalha de Campeonato Brasileiro do atleta Lorenzo Lopes, estreante na competição nacional. Ontem mesmo, ele ainda disputou também a prova dos 100m costas infantil 1, ficando na 6ª colocação.
Além das finais individuais, a ABDA disputou ontem o revezamento 4x100m medley misto, com os atletas Lorenzo Zambianco (costas), Filipe Gabriel Borges (peito), Ana Clara Silvério (borboleta), Rayssa Bonfim (crawl). A equipe terminou a prova em 5º lugar.
No primeiro dia do evento, a ABDA já tinha colocado 7 atletas na disputa da final A das provas e 4 atletas na final B. O grande destaque da ABDA no primeiro dia foi Rayssa Bonfim que conquistou medalha de ouro nos 100m peito infantil 2, com tempo de 1min14seg10 (recorde interno da ABDA). Com a conquista, Rayssa é tricampeã brasileira da prova. Também subiu ao pódio, no primeiro dia, pela ABDA o atleta Filipe Gabriel Borges, medalha de bronze nos 100m peito infantil 2.
É a primeira vez que a ABDA sedia um campeonato nacional de categoria da natação. O Campeonato Brasileiro Infantil será seletiva para o Sul-Americano. A competição segue até sábado (17/6). As eliminatórias ocorrem no período da manhã das 8h30 às 12h e as finais das 17h às 20h.
A entrada é gratuita e todas as provas tem transmissão ao vivo pelo Canal da Swim Channel no YouTube. O local conta com área de alimentação e estacionamento pago com arrecadação revertida para a ABDA. O evento conta ainda com apoio da Unimed Bauru.
Lorenzo Zambianco Lopes no pódio dos 400m medley infantil 1
Ação solidária - Durante o evento, a ABDA realiza campanha voluntária para arrecadação de alimentos. Em contrapartida e como estímulo à causa, o doador receberá no ato da entrega do alimento um adesivo com a personalização do campeonato. As doações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade de Bauru, que fará a distribuição a famílias carentes do município.
A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Isa Cteep, Lupo, Gasbrasiliano, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
+VEJA MAIS: informações sobre a competição no site da CBDA
+VEJA MAIS: fotos da competição no LINK
Confira todos os resultados da ABDA no segundo dia de provas do Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Inverno:
FINAL A
400m medley infantil 1
- Lorenzo Zambianco Lopes – 1º lugar
- Lucas Lopes Queiroz – 7º lugar
- Danyelle Pacheco – 8º lugar
400m medley infantil 2
- Rayssa Bonfim – 5º lugar
- Ana Luisa Rosa – 7º lugar
100m costas infantil 1
- Lorenzo Zambianco Lopes – 6º lugar
200m livre infantil 2
- Rayssa Bonfim – 7º lugar
- Ana Clara Silvério – 8º lugar
FINAL B
100m costas infantil 2
- Larah Narcizo – 12º lugar
200m livre infantil 1
- Rafael Campi – 11º lugar
Revezamento 4x100m medley misto
- Lorenzo Zambianco Lopes (costas), Filipe Gabriel Borges (peito), Ana Clara Silvério (borboleta), Rayssa Bonfim (crawl) – 5º lugar
FOTO: Atleta Lorenzo Zambianco Lopes, da ABDA - crédito: Satiro Sodré