De 8 atletas participantes, 6 conquistaram medalhas e ABDA fez seu primeiro campeão brasileiro masculino

A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) participou entre os dias 6 e 12 de dezembro do Campeonato Brasileiro Junior de Natação de Verão -Troféu Júlio De Lamare, no Rio de Janeiro (RJ). No total, haviam 389 atletas inscritos de 83 clubes participantes. “Fomos com 8 atletas, apenas masculino, isso nos faz perder muitos pontos em provas como revezamento misto e feminino”, pontuou técnico Douglas Gonçalves.

O baixo número de atletas da ABDA na competição não impediu que a entidade conquistasse mais alguns marcos em sua história na natação.

  • Foi o maior número de medalhistas da ABDA em um campeonato brasileiro, um total de 6 atletas medalhistas.
  • O atleta Brian Aguiar sagrou o primeiro campeão brasileiro masculino da natação da ABDA.
  • Foi conquistada a primeira medalha de revezamento da ABDA em campeonato Brasileiro, o bronze no 4x100m livre.
  • Primeira dobradinha no pódio da mesma prova e da mesma categoria, com Brian Aguiar e Tomas Edson, ouro e bronze, respectivamente, nos 200m borboleta.
  • Melhor colocação da ABDA, 10° lugar no geral, em campeonato brasileiro junior. “No meio do ano, no Campeonato Brasileiro de Inverno, ficamos em 13° lugar. Levando em conta apenas a categoria Junior 2 (18/19 anos), ficamos em 9° lugar”, acrescentou o técnico.
Primeira dobradinha no pódio da mesma prova e da mesma categoria, com Brian Aguiar e Tomas Edson, ouro e bronze, respectivamente, nos 200m borboleta

Ddobradinha da ABDA no pódio dos 200m borboleta: Brian Aguiar (ouro) e Tomas Edson (bronze)

Ao todo, a equipe ABDA participou de 8 finais, conquistando 5 medalhas, sendo 4 individuais e 1 de revezamento. Os medalhistas foram:

  • João Nunes Neto, bronze nos 200m livre e finalista nos 100m livre, terminando em 5° colocado;
  • Tomas Edson Rios, bronze nos 200m borboleta;
  • Brian Vitor Aguiar, vice-campeão nos 100m borboleta e campeão nos 200m borboleta;
  • Matheus Garcia, Yuri Cabral, Gabriel Bozzolo, João Nunes Neto, bronze no revezamento 4x100m livre.

Outros resultados da equipe foram o atleta Gustavo Matos, que participou da final dos 200m peito, terminando como 7° colocado. O atleta também foi para a final nos 100m peito, terminando como 5°colocado. Matheus Garcia nadou a final nos 200m livre, terminando como 7° colocado.

Os atletas foram acompanhados na competição pelos técnicos Douglas Gonçalves, Thais Moretto e Victor Dutra.

equipe