Logo ABDA

Torneio Internacional na ABDA contribui para evolução do polo aquático

Torneio Internacional na ABDA contribui para evolução do polo aquático
Polo Aquático Data da publicação13/09/2021

Time da Espanha venceu competição adulta realizada em parceria com Sesi que foi vice-campeão
O 1º Torneio Internacional de Polo Aquático masculino realizado pela Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) em parceria com o Serviço Social da Indústria-SP (Sesi) terminou ontem (12/9) com o time espanhol Echeyde levando o troféu de campeão ao vencer o Sesi-SP na final por 11 a 10.

O terceiro lugar ficou com o time do Pinheiros (ECP) que venceu a Sociedade Hípica de Bauru (SHB) por 16 a 11. O jovem time da Hípica, formado integralmente por atletas sub-18 da ABDA, jogou todo o torneio com muita garra e união, vencendo até mesmo o time-irmão da ABDA, o que levou a equipe SHB para a semifinal da competição. O torneio ainda contou com a participação da equipe do Club Belen (Colômbia).

O atleta Bruno Chiappini, do Pinheiros, foi artilheiro da competição e Diego Malnero, do Echeyde, o melhor goleiro. O troféu MVP (expressão da língua inglesa "Most Valuable Player", que significa "jogador mais valioso"), em uma quebra de protocolo, não ficou com um único jogador, mas com o time sub-18 da ABDA, pelo esforço coletivo ao se destacar em uma competição de categoria acima da qual está a equipe.

+ Confira imagens do torneio na GALERIA DE FOTOS

Aprendizado - Para os times da ABDA e SHB, o torneio trouxe a oportunidade de atletas jovens disputarem com jogadores mais experientes e até com participações em olímpiadas, contribuindo para o aprimoramento do polo aquático das equipes. Assim como Sesi e ECP, os times de Bauru usaram a competição como preparação  para os campeonatos brasileiros sub-18 e sub-20 a serem realizados em breve.

Do lado estrangeiro, para os campeões do Echeyde, o torneio foi preparação para a disputa da liga espanhola de polo aquático. Jogadores e comissão técnica ficaram impressionados com o nível do polo aquático do torneio. O técnico do time colombiano também destacou a qualidade técnica das disputas e relatou que sua equipe volta para o país levando uma vasta experiência da competição em Bauru (SP).

Apesar do número reduzido de equipes participantes, devido às dificuldades impostas aos times pela pandemia, o objetivo do evento foi alcançado, segundo a organização. O Torneio Internacional foi um campeonato forte em que equipes do país e da América do Sul puderam vivenciar o ritmo de jogo europeu, driblando a falta desse nível de competições no Brasil.

Próximas competições - Entre 22 e 26 de setembro, a Arena ABDA sedia o Campeonato Brasileiro Sub-20 masculino e feminino e, entre 20 e 24 de outubro, é a vez do Campeonato Brasileiro Sub-18 masculino e feminino, competições organizadas pela Liga Polo Aquático Brasil (PAB).

Entre os dias 9 e 10 de outubro, a ABDA realiza o 3º Festival Attila Sudár Sub-10 e, entre 8 e 12 de dezembro, promove a 2ª edição do Festival HaBaWaBa Brasil Sub-13 misto, versão latino-americana do maior festival de polo aquático infantil do mundo, iniciado na Itália pela Waterpolo Development (WPD).

Em janeiro de 2022, a Arena ABDA receberá duas competições internacionais. De 10 a 16 de janeiro, acontece o Pan-Americano Sub-18 e, de 19 a 24 de janeiro, a Copa UANA.
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web