Logo ABDA

ABDA tem primeiro atleta em final A de campeonato absoluto

ABDA tem primeiro atleta em final A de campeonato absoluto
Natação Data da publicação13/08/2021

Brian Aguiar ficou na 6ª colocação dos 200m borboleta no Troféu José Finkel
Brian Vitor Aguiar, 17 anos, fez história ontem na Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) ao se tornar o primeiro atleta da instituição a disputar uma final A de campeonato absoluto de natação. Brian disputou a prova dos 200m borboleta no Troféu José Finkel, realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) na Arena da ABDA, em Bauru (SP).

O campeonato começou na terça-feira (10/8) e segue até amanhã (14/8), com participação de 351 atletas de 54 clubes, incluindo muitos atletas olímpicos e o medalha de bronze de Tóquio 2020 Fernando Scheffer. A competição é seletiva para o Mundial de Piscina Curta que será realizado em Abu Dhabi.

O atleta Brian Aguiar chegou ao Finkel com tempo de 2min03seg71 na prova dos 200m borboleta e terminou em 6º lugar, na noite de ontem, com tempo de 1min56seg71. A final A dos 200m borboleta contou com 8 nadadores. Leonardo de Deus ficou com o ouro (1min52seg33), Vinicius Lanza com a prata (1min52seg53) e Kaue Carvalho com o bronze (1min54seg18). Brian Aguiar também nadou a prova dos 100m borboleta, porém não se classificou para a final.

Ainda ontem (13/8), a ABDA foi para a piscina como revezamento 4x100m medley misto. Os atletas João Nunes Neto, Gustavo de Matos, Julia Fernandes Pimentel e Sophia Coleta ficaram na 8ª colocação com tempo de 4min01seg79. Nove equipes estavam na disputa.

Após a prova dos 200m borboleta, o atleta Brian Aguiar foi recebido na tenda da ABDA com muita festa e emoção dos técnicos e amigos.  Até o momento, a ABDA está em 11º lugar na competição, entre os 54 clubes inscritos, a melhor colocação da associação em um Troféu José Finkel.

O técnico Douglas Gonçalves salienta que a equipe da ABDA participante do campeonato é formada por atletas muito jovens, entre 16 e 19 anos. ?Viemos com intuito de quebrar a barreira e pegar uma final A, fazendo história na ABDA, para arrastar o restante da molecada e fazê-los acreditar que é possível. O plano para o Brian era esse. Conseguimos ajustar o tempo dele de 1min59seg que ele entrou na final para 1min56seg, terminando em sexto lugar. A prova foi muito bem distribuída, bem equilibrada, bem nadada, com começo muito forte, arriscamos uma passagem para ver o que daria no final e o resultado foi esse?, avaliou.

Caminho até a final no absoluto - No final de julho, Brian Aguiar havia conquistado medalha de bronze nos 200m borboleta e 4º lugar nos 100m borboleta no Campeonato Brasileiro Junior de Inverno. No Campeonato Paulista de Inverno da Federação Aquática Paulista (FAP), realizado na Arena ABDA, em julho, o atleta, em seu primeiro ano de junior 2, nadou abaixo dos índices do Pan-Americano Junior, nas provas 200m e 100m borboleta.

Em janeiro, a CBDA divulgou o ranking nacional, definido com base nos resultados do 1º Torneio Integração Nacional, realizado em dezembro na cidade de Santos. A competição aconteceu em diversos Estados do Brasil em substituição aos Campeonatos Brasileiros, como alternativa para que os atletas das categorias de base conseguissem disputar uma competição em 2020, ano atípico para o esporte devido à pandemia. Nesse ranking, Brian Aguiar figurou como vice-campeão nos 200m borboleta categoria junior.

Em dezembro de 2019, quando a ABDA obteve sua melhor colocação como equipe no Campeonato Brasileiro Juvenil de Verão, Brian Aguiar conquistou a medalha de bronze nos 200m borboleta.

Técnico Douglas Gonçalves comemora com o atleta Brian Aguiar Técnico Douglas Gonçalves e equipe ABDA comemoraram com o atleta Brian Aguiar


Confira galeria de imagens do Troféu José Finkel em https://abdabauru.com.br/blog/2021/08/13/trofeu-jose-finkel-de-natacao-128/

Mais ABDA no Finkel ? No primeiro dia do Troféu José Finkel, Sophia Coleta ficou em 5º lugar na final B dos 400m livre (4min20seg06). O revezamento 4x100m livre masculino da ABDA, com os atletas Yuri Cabral, Gabriel Bozzolo, Brian Aguiar e João Nunes Neto, terminou em 8º lugar com tempo de 3min20seg55.

Sophia Coleta participou dos 100m e dos 800m livre, porém não se classificou para finais. A atleta ainda disputará os 200m e 1500m livre.

João Nunes Neto nadou os 200m medley e não se classificou para a final. O atleta ainda disputará os 200m livre e 100m medley.

Yuri Cabral disputará a prova dos 50m livre, no último dia do Troféu José Finkel.

Todos os resultados do Troféu José Finkel podem ser obtidos no site da CBDA: https://cbda.org.br/cbda/natacao/evento/34685/campeonato-brasileiro-abs-de-natacao-jose-finkel

Crédito das fotos: Wilian Olivato
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web